ESTUDANTES DO IFSP – CÂMPUS BOITUVA PARTICIPAM DE ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UNICAMP

No dia 25 de abril de 2018, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP Boituva participaram do 5º Encontro de Divulgação Científica e Cultura na Unicamp. Promovido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP, referência nacional e internacional em estudos de divulgação científica e cultural, o evento promove o diálogo entre pesquisadores e estudantes das áreas de divulgação, difusão e comunicação científica.

• Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 13h43
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 18h42

As estudantes Dayane Santos de Gois (Redes de Computadores) e Julia Carolina Camargo de Jezus (Automação Industrial) apresentaram o trabalho “Arte e Ciência no Mundo da Lua: Divulgação Científica no Ambiente Escolar”, que analisava o uso de produtos midiáticos, artísticos e recursos lúdicos relacionados à Astronomia.

A estudante Gabrielle de Lima Batistella (Automação Industrial), apresentou o trabalho “Desmitificando: Entendendo o Mundo dos Micro-organismos de Forma Lúdica e Atrativa”, que relatava experiências lúdicas para investigar fenômenos microscópicos inerentes à Biologia.

O egresso Gabriel Silva de Oliveira (Redes de Computadores), apresentou o trabalho, em co-autoria com o egresso Alisson Rangel, “Buracos Negros na Escola: Estratégias de Divulgação Científica através da Banca da Ciência”, que discutia a inserção de temas de cosmologia em atividades de divulgação científica na escola.

A recepção aos trabalhos de nossos estudantes foi excelente. Os participantes e organizadores do evento ressaltaram a importância e originalidade dos trabalhos de divulgação científica feitos por estudantes do ensino médio, tendo em vista que os outros trabalhos do congresso eram de graduandos e pós-graduandos. Tais trabalhos são resultados de pesquisas realizadas pelo grupo “Banca da Ciência”, que investiga possibilidades de divulgação e ensino de ciências com produtos culturais e experimentos lúdicos. O projeto é coordenado no IFSP Boituva pelos professores Emerson Ferreira Gomes e Heloísa Bressan Gonçalves, que acompanharam os estudantes no evento, junto a pesquisadores do IFSP Pirituba, IFSP São Paulo, EACH-USP, Unifesp Guarulhos e Unifesp Diadema.