Coordenadoria de Tecnologia da Informação
Apresentação
A CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), órgão subordinado diretamente à Diretoria Geral, é responsável por toda a infraestrutura de T.I. e telefonia do campus.
Dentro dessas áreas, algumas atribuições da CTI são: gestão estratégica de T.I, suporte técnico ao usuário, elaboração de projetos, implantação e gerenciamento das redes de dados físicas e lógicas do campus, de forma a garantir disponibilidade, integridade e confidencialidade dos serviços providos.
- Provê soluções de softwares e desenvolvimento sob demanda para atender ao câmpus e as comunidades acadêmica e externa;
- É responsável pela análise, implantação e administração dos projetos de sistemas de informação que auxiliam as atividades administrativas, acadêmicas, de extensão e de pesquisa e inovação;
- Coordena os trabalhos de informática e elabora estudos, por sua própria iniciativa e quando solicitado, objetivando a informatização dos diferentes setores e atividades;
- Propõe e avalia a normatização dos sistemas informatizados;
- Subsidia a Direção Geral e provê sistemas adequados aos diversos setores do câmpus;
- Presta assistência e provê manutenção aos diferentes sistemas em conjunto com as Diretorias de Infraestrutura e Rede e de Sistemas de Informação da Reitoria;
- Responsável pela aquisição de equipamentos, softwares, serviços de telefonia e internet;
- Ministra treinamento aos usuários finais para a boa utilização dos recursos computacionais disponíveis;
- Mantém intercâmbio com instituições congêneres e com os órgãos de informática das demais instituições;
- Prepara dados estatísticos, quando solicitados;
- Viabiliza e implanta as atividades descritas no PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e resoluções do comitê gestor de TI (Tecnologia da Informação) do IFSP;
- Responsabiliza-se pelo dimensionamento, contratação, manutenção e acompanhamento da fiscalização dos serviços de internet e telefonia do câmpus;
- Responsabiliza-se pelos bens patrimoniais pertencentes ou em uso nos ambientes de responsabilidade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
Contato do setor:
Telefone: (15) 3414-6915
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Equipe
| Servidor | Cargo | |
| Marcelo Monteiro (COORDENADOR) | Técnico de Tec. da Informação / Coordenador | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
| Helton Moreira de Almeida | Técnico de Laboratório | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
| Dirlei Paulino Pinto | Técnico de Laboratório | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
| Leumas Castelli | Técnico de Tec. da Informação | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Para ver o horário de trabalho dos integrantes do setor, CLIQUE AQUI.
Suporte
A área de suporte é responsável pelo suporte e treinamento dos usuários de serviços oferecidos pela CTI, englobando a manutenção, instalação e manutenção de computadores e outros equipamentos de TI.
SERVIÇOS:
- Instalação e manutenção de computadores institucionais utilizados pelos servidores;
- Instalação de softwares legalizados a serem utilizados por servidores ou em laboratórios
- Troca de periféricos, no caso de mau funcionamento;
- Prestação de informações técnicas;
- Suporte na área de telefonia;
- Orientações quanto ao acesso à rede wi-fi e impressoras;
O suporte para servidores deve ser solicitado, preferencialmente, através do SISTEMA DE CHAMADOS - GLPI.
O suporte para alunos, quanto aos sistemas internos, pode ser solicitado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sistemas
Para acessar os sistemas do campus Boituva, clique AQUI.
Para acessar os sistemas disponibilizados pelo IFSP, clique AQUI.
Infraestrutura
A CTI é responsável por executar atividades de configuração, manutenção e implantação de infraestrutura de redes e comunicação de dados, assim como o planejamento e gestão de todos os serviços relacionados ao bom funcionamento da infraestrutura física e lógica da rede.
SERVIÇOS:
- Gerenciamento de banco de dados dos sistemas internos;
- Gerenciamento de servidores e serviços do datacenter;
- Gerenciamento de tráfego da rede, monitorando acessos indevidos e cuidando da segurança;
- Gerenciamento do armazenamento em nuvem do Google Drive institucional;
- Gerenciamento do Email, no que diz respeito à recuperação do acesso junto à Reitoria;
- Acesso à Internet e Intranet, auxiliando na conexão e configuração de equipamentos;
- Acesso à rede de Telefonia, com cadastro e liberação de acesso aos servidores;
Laboratórios
Cabe à CTI a instalação, manutenção e o suporte dos laboratórios de informática da instituição.
Uma vez ao ano, a CTI realiza a formatação dos computadores dos laboratórios, ajustando-os às necessidades dos docentes no que tange aos softwares a serem utilizados no ano letivo. A CTI avisa previamente os docentes via e-mail institucional para que estes possam apresentar suas demandas para o próximo ano.
- Os softwares precisam ser gratuitos para ambiente educacional ou comercial. Softwares de teste (trial) ou gratuitos somente para ambiente doméstico não poderão ser instalados;
- Nos casos de existirem versões online dos programas utilizados e que atendam às demandas, essas versões online deverão ser priorizadas, para poupar espaço em disco e processamento;
- Os softwares são instalados em sua configuração padrão. No caso de configuração personalizada, a CTI deverá ser comunicada;
- Alguns softwares, com alta carga de processamento, não poderão ser instalados em alguns laboratórios específicos. Consulte a CTI para maiores informações;
As solicitações para instalação de softwares durante o andamento das aulas deverão ser solicitadas via SISTEMA DE CHAMADOS - GLPI.
Manuais
Acesso ao SUAP, E-mail acadêmico e Wi-Fi
O primeiro passo é realizar seu acesso ao SUAP: Acesse o link:
https://manuais.ifsp.edu.br/
Com seu prontuário e senha já é possível realizar seu acesso ao Wi-Fi (eduroam), para isso siga os passos do link:
https://manuais.ifsp.edu.br/
OBS: Caso tenha realizado seu primeiro acesso ao SUAP, pode demorar algumas horas para sincronizar as informações.
Para criar seu E-mail acadêmico siga os passos do link abaixo:
https://www.ifsp.edu.br/
Para acessar os manuais dos sistemas disponibilizados pela Reitoria, CLIQUE AQUI.
Redes Sociais