Apresentação

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h50 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h54

O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, é um núcleo de acessibilidade formado por membros do serviço sociopedagógico e por professores de diferentes áreas do saber.

O NAPNE tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso e permanência de pessoas com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar.

O núcleo é regido pela Resolução IFSP nº 137, de 4 de novembro de 2014. Em seu artigo 3º, a resolução traz como objetivos do grupo:

I. Criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II. Prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus;
III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus;
IV. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão no IFSP;
V. Promover a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação como diretrizes do campus.

Além dos representantes citados, podem integrar a equipe outros servidores do IFSP e pessoas da comunidade escolar, preocupados com questões relativas à inclusão educacional dos estudantes.

Os integrantes do NAPNE do câmpus Boituva, atualmente se reúnem na primeira quinta-feira de cada mês, em reunião denominada ordinária. A cada semestre a equipe é contatada para verificação de ajustes nos horários dos participantes. Além da reunião ordinária, podem ocorrer outras, denominadas extraordinárias ou ampliadas, a depender de necessidades identificadas pelos participantes.