Investimento em equipamentos educacionais

Foi adquirido recentemente pelo IFSP câmpus Boituva 10 placas educacionais da Altera que trabalham com FPGA (Field Programmable Gate Array). FPGAs são dispositivos programáveis que possuem uma arquitetura baseada em blocos lógicos configuráveis, formados por portas lógicas e flip-flops, que implementam funções lógicas.
Esses kits podem ser utilizados para implementar qualquer projeto de hardware e cada vez mais vem sendo utilizados como plataformas de produtos finais. Com isso, os alunos tem a oportunidade de aprender linguagens de descrição de hardware (VHDL ou Verilog) de maneira mais didática e prática, uma vez que os programas implementados no microcomputador são transferidos para a placa educacional da Altera, havendo a simulação real do mesmo.

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2015, 21h19
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42

O modelo da placa educacional utilizado pelo câmpus Boituva é o Altera DE2 – 115. A série DE2 se destaca por possuir diversas interfaces que acomodam várias aplicações.  O DE2 – 115 acompanha o dispositivo Cyclone IV E, resolvendo a necessidade de possuir um dispositivo comandado por vídeo, possuindo acesso a dados e alta qualidade de imagens.
Os Kits educacionais Altera DE2-115 estão sendo utilizados na disciplina de Arquitetura de Computadores, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministradas pelo professor Dr. André de Souza Tarallo. Há a pretensão de utilizar esses kits para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que inclui iniciação científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TCC).

{phocagallery view=category|categoryid=26|limitstart=0|limitcount=20|enableswitch=1|displaydescription=0|displayname=0}