Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Apresentação
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas está sempre disponível a prestar orientações e serviços na área de Gestão de Pessoas buscando manter os servidores informados.
Todos os requerimentos e processos são digitais, sendo realizados pelo próprio servidor, cabendo exclusivamente à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus a realização dos lançamentos descentralizados no cadastro e/ou folha de pagamento dos servidores, a atualização do Assentamento Funcional Digital dos servidores, assim como, o encaminhamento dos processos ainda centralizados pela Reitoria.
Localização: sala A17 - Térreo
Contatos:
E-mail da CGP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (15) 3414-6912
Atribuições
À Coordenadoria de Gestão de Pessoas, órgão subordinado à Direção Geral, incumbida de coordenar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas a movimentação de pessoal, compete:
- Responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão de Pessoas;
- Realizar cálculos e lançamentos na folha de pagamento do mês vigente de: remunerações, auxílios (transporte, pré-escolar, alimentação) de retroativos provenientes de processos admissionais, entre outros:
- Efetuar o lançamento de Retribuição por Titulação dos servidores;
- Efetuar lançamentos, no SIAPE, referentes a: pagamento de ressarcimento saúde; pagamento de adicional noturno; pagamento de auxílio transporte; cadastro de servidores ingressantes; inclusão ele dependentes; lançamento/inclusão de servidores ingressantes na folha de pagamento;
- Atender, receber, protocolar, dar assistência e prosseguimento de demandas de servidores relativos à gestão de pessoas;
- Administrar o controle de frequência dos servidores do campus;
- Conduzir o processo admissional de novos servidores, desde o primeiro contato, entrega de documentos e conferência até a formalização dos atos de posse e entrada em exercício;
- Encaminhar à Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP as informações referentes às faltas, atrasos e reposições de horas de trabalho e demais informações necessárias dos servidores do campus;
- Acompanhar e dar apoio à execução de Concursos Públicos do campus para servidores docentes e técnico-administrativos;
- Coordenar, orientar, acompanhar, avaliar e registrar as atividades e processos relacionados à manutenção e à progressão funcional dos servidores do campus;
- Coordenar, recepcionar e acompanhar os processos admissionais de novos servidores;
- Disponibilizar e lançar informações para a atualização dos sistemas SIAPE, SIAPECAD, SIGEPE e Sistemas IFSP;
- Efetuar lançamentos e o cadastro de servidores ingressantes no sistema SISAC, bem como acompanhar pendências;
- Manter a distribuição dos contracheques e demais documentos aos servidores do campus;
- Participar do planejamento de Programas de Capacitação de Pessoal para os servidores do campus;
- Coordenar o processo de "Avaliação de Desempenho" dos servidores em estágio probatório;
- Coordenar, em conjunto com a Diretoria Adjunta de Ensino - DAE, os processos seletivos para contratação de docentes substitutos;
- Coordenar processos seletivos para contratação, rescisões e/ou aditamentos contratuais de docentes substitutos e temporários;
- Divulgar, no âmbito do campus, e observar o fiel cumprimento dos dispositivos legais, regulamentos e demais atos normativos pertinentes à Gestão de Pessoas;
- Elaborar relatório anual das atividades desenvolvidas;
- Disponibilizar informações de processos de interesse do servidor e da instituição;
- Organizar e manter atualizado o arquivo de legislação pertinente aos Recursos Humanos - RH;
- Acompanhar os processos de integração de novos servidores;
- Elaborar e publicar relatórios e boletins periódicos dos serviços e atividades desenvolvidas;
- Analisar para aprovação, por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, as prestações de contas de diárias recebidas pelos servidores e/ou colaboradores eventuais;
- Emitir declarações aos servidores para variadas finalidades;
- Efetuar lançamentos, no sistema SCDP, de solicitação de diárias e realização de prestação de contas destes;
- Responsabilizar-se formalmente (Termo de Responsabilidade) pelos bens patrimoniais da coordenadoria;
- Montar e manter as pastas funcionais de todos os servidores nomeados e contratados no campus, a fim de preservar os dados, documentos e o histórico funcional destes;
- Recepção e arquivamento de processos de RSC;
- Acompanhar as solicitações de diárias dos servidores do campus pagas por outra Unidade Gestora;
- Acompanhar a Coordenadoria de Apoio ao Ensino no controle de frequência dos docentes do campus, de acordo com os mecanismos de registro de frequência utilizados;
- Designar servidores substitutos, no âmbito da Diretoria Adjunta Administrativa, para o exercício de Funções Gratiticadas - FGs, quando das férias ou afastamentos de longa duração dos seus servidores titulares;
- Desenvolver as atividades em consonância com as diretrizes emanadas pela Pró- Reitoria de Administração - PRA;
- Desempenhar outras atividades pertinentes que lhe forem designadas pelo Diretor-Geral do campus.
Fonte: Regimento Geral da Reitoria e dos Câmpus do IFSP, aprovado pela PORTARIA NORMATIVA RET/IFSP Nº 32, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2021
Equipe
| Servidor(a) | Cargo | |
| Maria Luiza Pinto (COORDENADORA) | Tecnóloga RH / Coordenadora | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
| Etheni Rios da Silva | Assistente em Administração | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
| Helio Falci Junior | Auxiliar Administrativo | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Para ver o horário de trabalho dos integrantes do setor, CLIQUE AQUI.
Procedimentos
Para mais informações, clique no procedimento de interesse:
- Abono Permanência
- Acúmulo de Cargo e Empregos
- Adicional Noturno
- Afastamento para Qualificação
- Alteração de Jornada - Técnico Administrativo
- Alteração de Jornada de Trabalho - Docente
- Alteração de Setor
- Atestados e Declarações de Comparecimento
- Atualização Cadastral
- Auxílio Alimentação
- Auxílio Funeral
- Auxílio Natalidade
- Auxílio Pré-Escolar
- Auxílio Reclusão
- Avaliação de Capacidade Laborativa por Recomendação Superior
- Averbação de Tempo de Contribuição
- Cadastro de Dependentes para Acompanhamento Médico
- Cadastro de Horário de Trabalho
- Capacitação Externa
- Capacitação Interna
- Cessão
- Colaboração Técnica
- Consignação em Folha de Pagamento
- Contribuição para Seguridade Social
- Declaração de vínculo pelo SIPPAGWEB
- Declaração Funcional
- Dedução de Imposto de Renda
- Designação, Nomeação, Dispensa e Exoneração de FG, FCC e CD
- E-PATRI - Declaração de Bens e Valores
- Estágio Probatório
- Férias
- Gratificação Natalina
- Incentivo à Qualificação
- Incentivo Educacional
- Inclusão e Exclusão de Dependentes para fins de Imposto de Renda
- Jornada de Trabalho Flexibilizada
- Licença Adotante
- Licença Capacitação
- Licença Gala
- Licença Gestante - Pedido Inicial
- Licença Gestante - Prorrogação
- Licença Nojo
- Licença para Atividade Política
- Licença para Desempenho de Mandato Classista
- Licença para Tratar de Interesses Particulares
- Licença Paternidade
- Licença por Motivo de Afastamento de Cônjuge ou Companheiro(a)
- Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
- PDP - Plano de Desenvolvimento de Pessoas
- Pensão Alimentícia
- Pensão Civil (por falecimento)
- Professor Substituto
- Progressão Funcional por Capacitação
- Progressão Funcional por Mérito
- Projeto Institucional
- Promoção
- Redução de Jornada para Autocapacitação
- Remoção
- Ressarcimento à Saúde
- Retribuição por Titulação
- Simulação de Aposentadoria
- Solicitação de Diárias e Passagens - SCDP
- Substituição Interina
Para informações sobre procedimentos não listados aqui, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
PGD 2.0
O QUE É O PROGRAMA DE GESTÃO?
Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é o nome dado ao modelo de trabalho instituído pela Administração Pública Federal: “ferramenta de gestão autorizada em ato normativo de Ministro de Estado e respaldada pela norma de procedimentos gerais, que disciplina o exercício de atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados, cuja execução possa ser realizada pelos participantes;”
O PGD foi instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022. O PGD é o instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD) do IFSP publicou, no dia 3 de fevereiro de 2025, a Portaria Normativa nº 117/2025 – IFSP, que atualiza o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para o exercício de atividades que serão avaliadas em função da efetividade e da qualidade das entregas no IFSP. Clique aqui para consultar a publicação.
Conforme Art. 3º da referida portaria, é vedada a participação de servidores que:
III - que não tenham completado a primeira etapa do estágio probatório;
§ 2º Aplica-se, ao pessoal contratado por tempo determinado nos termos da Lei nº 8.785/93, a vedação para adesão ao PGD durante o primeiro ano do contrato.
Art. 46. § 5º Os dispostos nos incisos III e IV, bem como, no parágrafo 2º do Art. 3º desta Portaria Normativa não se aplicam aos servidores efetivos e contratados temporariamente que tenham entrado em exercício no IFSP antes da vigência desta Portaria Normativa.
Conforme Comunicado nº 6/2025 - DGP-PRD/PRO-PRD/RET/IFSP a partir de 1º de março de 2025, novas adesões ou alterações na realização do PGD somente poderão ocorrer se a unidade dispuser do novo ato administrativo publicado.
Veja também o Comunicado DGP-PRD nº 18/2025 que trata do Registro da equipe em PGD no SouGov Líder.
IMPORTANTE: Todos os servidores que aderiram ao PGD estão dispensados do registro de frequência cabendo a apresentação do plano de trabalho para toda a jornada de trabalho, não sendo possível efetuar registro de frequência.
HORÁRIO DE TRABALHO – SERVIDORES ADMINISTRATIVOS:
Clique aqui para acessar o horário de trabalho dos setores administrativos
Portarias Normativas:
Portaria Normativa nº 117/2025 – IFSP
Portaria Normativa nº 04/2025 - BTV
Manuais:
PGD v2 - Programa de Gestão e Desempenho (vigência após 03/2025)
Tutoriais BTV
Tutorial - Atividades Chefias Administrativas – PGD 2.0
Tutorial – Adesão Técnicos Administrativos - PGD 2.0
Tutorial – Entrega – Plano de Trabalho – Atividades Administrativas
Tutorial – Adesão Docente – PGD 2.0
Redes Sociais