Curso de TADS recebe nota 4 na avaliação do INEP

O primeiro Curso Superior do Câmpus Boituva teve início em agosto de 2013. O câmpus que teve início do seu funcionamento como Núcleo Avançado em 2009, foi reconhecido como Câmpus Avançado em 2010, e apenas em 2013 assumiu a posição de câmpus pleno.

Um câmpus que possui uma história de transformações ao longo desses pouco mais de 5 anos, recebeu no período de 13 a 16 de abril os avaliadores do BASis para o reconhecimento do seu primeiro curso Superior, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

• Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h46
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42

Como fruto do trabalho de toda a equipe de servidores e o empenho e dedicação também do grupo de alunos, o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Boituva recebeu nota 4 na avaliação do INEP, na avaliação para o Reconhecimento do Curso.

A avaliação é baseada no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação-presencial e a distância de Agosto de 2015. Neste instrumento é levado em consideração a Contextualização da Instituição de Ensino Superior, Contextualização do Curso e uma Síntese Preliminar à avaliação. A avaliação se dá por três dimensões (Organização Didático-Pedagógica, corpo docente e infraestrutura), com um determinado número de questões, que tem a atribuição de notas de 1 a 5. Os indicadores dessas questões configuram os conceitos “não existente”, “insuficiente”, “suficiente”, “muito bom/muito bem” e “excelente”.

Este processo é realizado por uma comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

A avaliação também se dá pelos Requisitos legais e Normativos, sendo que os avaliadores apenas fazem o registro do cumprimento ou não por parte da instituição, não fazendo parte do cálculo da “nota do curso”. A avaliação é finalizada com as considerações finais, que sintetizam as três dimensões em um único conceito, que resulta na "nota do curso".

Durante a visita, os avaliadores realizaram uma vistoria detalhada às instalações físicas do câmpus, incluindo reuniões com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado de Curso, docentes e discentes do curso.

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o primeiro curso superior do Câmpus Boituva, permitindo que também o câmpus fosse avaliado com um olhar mais crítico, visando melhorias gerais. Após a leitura do Relatório Final de avaliação do curso, foi possível identificar quais aspectos devem ser melhorados no curso e câmpus. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. André de Souza Tarallo, todo este processo gerou uma experiência nova no câmpus, pois muitos detalhes passavam desapercebidos. O coordenador enfatizou que no fim de todo este processo o resultado foi satisfatório, uma vez que as notas dadas pelos avaliadores nas três dimensões foram equilibradas.

O diretor geral do Câmpus Boituva, Bruno Nogueira Luz, ressalta que todo o processo de avaliação do curso contribui de forma positiva para o curso e câmpus, uma vez que serão abertos os cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia e Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. Segundo o diretor, a decisão de iniciar o Curso em um Câmpus que ainda não recebeu investimentos de ampliação e expansão, e que havia herdado uma escola construída em 2002, se torna um desafio ainda maior, pois precisamos nos adequar a uma estrutura pensada para uma outra estrutura de escola.