Início das oficinas de "Raciocínio Lógico" e "Competência Leitora e Escritora"
INÍCIO DAS OFICINAS DE “COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA” E “RACIOCÍNIO LÓGICO”
Nos dia 19/09/16 e 20/09/16 terão início as oficinas de “Raciocínio Lógico” e “Competência Leitora e Escritora”.
As oficinais irão, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, trabalhar com algumas competências importantes para auxiliar nossos discentes na superação das dificuldades acadêmicas identificadas, por meio da atividade diagnóstica interdisciplinar, aplicada no início de 2016 a todos os alunos ingressantes.
As avaliações diagnósticas foram analisadas por uma comissão de docentes do IFSP, Câmpus Boituva e, a partir do resultado, foi possível identificar quais alunos necessitavam participar das referidas oficinas. O comunicado já foi enviado aos alunos. Fiquem atentos, com os dias e horários nos quais elas ocorrerão:
Confira abaixo o cronograma das oficinas:
OFICINA DE COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA – 2016/2
- TERÇA-FEIRA
20/09, 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10 – Prof. Fernando – Raciocínio e Interpretação
Pretende apresentar estruturas básicas do raciocínio e da argumentação. Desenvolver a habilidade de analisar logicamente a articulação entre conceitos, inferências e raciocínios dentro de textos. Realizar atividades de análise de argumentos cotidianos e científicos. Dinamizar a competência leitora e escritora do aluno.
25/10, 01/11, 08/11, 15/11 - Profa. Tatiana – Leitura de textos não verbais e verbo-visuais
A oficina tem por objetivo o desenvolvimento da leitura de textos produzidos em linguagens não verbais (em especial na fotografia e nas artes plásticas, em que o sentido é produzido quase que exclusivamente por meio de imagens) e de textos verbo-visuais (em especial textos da publicidade, em que a linguagem verbal se associa a imagens no processo de produção de sentido). Com base em recorte de pressupostos teóricos de correntes da análise do discurso, o aluno será convidado a, ludicamente, realizar a leitura dos textos, que envolverá desde a sua percepção mais imediata até a interpretação com base na observação mais detalhada dos elementos constitutivos do texto e do contexto de sua produção. O primeiro encontro será dedicado à fotografia; os segundo e terceiro encontros serão dedicados à leitura de algumas obras de arte plásticas (com destaque para a pintura); e o último encontro será dedicado a peças publicitárias.
22/11, 29/11 e 06/12 – Prof. Guilherme – Interpretação e produção de vídeos
Nesta oficina os alunos trabalharão em equipes na construção de um roteiro, cenários e filmagens de um vídeo no formato de Stop Motion, utilizando massinhas, sucatas, miniaturas e papeis diversos. Será uma oportunidade de ampliar o olhar a respeito da produção de mídia e ao mesmo tempo aprimorar habilidades de leitura, interpretação de texto e produção audiovisual.
- QUARTA-FEIRA
21/09, 28/09, 05/10, 12/10 e 19/10 Prof. Carlos – interpretação textual
Trabalhar interpretação a partir de textos jornalísticos que tratam de temas da atualidade. Por meio da oficina o professor irá orientar a compreensão do texto e que possuímos várias visões acerca do mesmo tema, de acordo com o editorial de cada periódico. Orientar os alunos para que os mesmos desenvolvam autonomia para identificar o problema, a tese e argumentação presentes em textos dissertativos. Desenvolver a capacidade escritora por meio de atividades sugeridas pelo professor e norteadas pelos textos lidos durante as oficinas.
26/10, 02/11, 09/11, 16/11 Prof. Marcelo – Interpretação de mapas, gráficos e tabelas
Desenvolver a capacidade leitora por meio de mapas, gráficos e tabelas. Além disso, trabalhar a competência escritora com atividades práticas.
23/11, 30/11 e 07/12 - Prof. Diogo – Interpretação por meio das músicas
Trabalhar a competência leitora por meio de canções do interesse dos alunos e sugestões do professor. Desenvolver a capacidade escritora por meio da resposta de questões propostas pelo professor, que irão nortear a interpretação da canção. Trabalhar como estruturar respostas para questões dissertativas.
OFICINA DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Aula | Data | Dia da semana | Professor | Tema |
1 | 19/09 | 2ª | Jair | Operações básicas: multiplicação e divisão. |
2 | 22/09 | 5ª | Andrea | Testes de Habilidades Matemáticas. |
3 | 26/09 | 2ª | Jair | Operações básicas: multiplicação e divisão. |
4 | 29/09 | 5ª | Andrea | Testes de Habilidades Matemáticas. |
5 | 03/10 | 2ª | Jair | Operações básicas: multiplicação e divisão. |
6 | 06/10 | 5ª | Andrea | Operações básicas: multiplicação e divisão. |
7 | 10/10 | 2ª | Théo | Porcentagem. |
8 | 13/10 | 5ª | Paulo | Frações e Decimais. |
9 | 17/10 | 2ª | Théo | Porcentagem. |
10 | 20/10 | 5ª | Paulo | Frações e Decimais. |
11 | 24/10 | 2ª | Théo | Porcentagem. |
12 | 27/10 | 5ª | Paulo | Frações e Decimais. |
13 | 31/10 | 2ª | Tiago | Potências e raízes. |
14 | 03/10 | 5ª | Emerson | Equações do 1º e 2º grau. |
15 | 07/11 | 2ª | Tiago | Potências e raízes. |
16 | 10/11 | 5ª | Emerson | Equações do 1º e 2º grau. |
17 | 14/11 | 2ª | Tiago | Potências e raízes. |
18 | 17/11 | 5ª | Emerson | Equações do 1º e 2º grau. |
19 | 21/11 | 2ª | Aline | Regra de três. |
20 | 24/11 | 5ª | Itamar | Economia doméstica. |
21 | 28/11 | 2ª | Aline | Regra de três. |
22 | 01/12 | 5ª | Itamar | Economia doméstica. |
23 | 05/12 | 2ª | Aline | Regra de três. |
24 | 08/12 | 5ª | Itamar | Economia doméstica. |
Redes Sociais