Professora de Arte do IFSP Boituva apresenta trabalho no 3º. Congresso Latino-Americano de Filosofia da Educação, no México

• Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 22h30
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42

No período de 29 de junho a 02 de julho de 2015, a Profa. Ma. Patricia Neves de Almeida, docente de Arte do IFSP campus Boituva, participará do 3º. Congresso Latino-Americano de Filosofia da Educação, na Cidade do México, no México. Na ocasião, a professora apresentará um recorte da sua dissertação defendida no Mestrado em Educação, pela Universidade de Sorocaba (UNISO): “O cotidiano escolar profanado com os jogos teatrais: o caso da escada”, o qual apresenta uma prática teatral realizada com alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Boituva-SP. O problema de pesquisa surgiu de uma inquietação em relação à presença dos dispositivos de controle na escola, mais particularmente de uma escada e sua regra que restringia o acesso dos alunos. A pergunta norteadora da investigação foi: como fazer resistência a tantos dispositivos de controle presentes no cotidiano escolar? A hipótese era de que o teatro, especificamente o jogo teatral de Spolin (2003; 2007; 2008) e de Boal (2005), tinha a potencialidade de operar o que Agamben (2007) nomeia uma “profanação”. A pesquisa possui abordagem qualitativa, tem como modalidade a pesquisa-ação e vale-se da metodologia da conversa não diretiva para a coleta de dados. O estudo envolve a análise do conceito de dispositivo em Foucault (1979; 2004) e Agamben (2009) e de profanação com Agamben (2007); a exposição dos relatos dos alunos sobre os dispositivos; e a descrição da prática intitulada “Experiência Teatral”. O objetivo da pesquisa foi propiciar aos alunos a reflexão sobre o cotidiano escolar, questionando a existência dos dispositivos de controle na escola e, ainda, promover um novo uso do dispositivo, por meio da profanação da norma. As conversas não diretivas feitas com os alunos após a realização da “Experiência Teatral” revelaram uma aproximação entre o que se objetivava inicialmente e o resultado alcançado pela iniciativa.