IFSP CÂMPUS BOITUVA RECEBE JOVENS PARA FALAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TER CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA

No último dia 19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus Boituva, recebeu o Gabriel (18) e o Jefferson (24), jovens em tratamento de câncer, para falar com alunos e comunidade sobre o que é ter câncer na adolescência. No auditório lotado (estavam presentes mais de duzentas pessoas), o bate-papo ajudou a sensibilizar e educar os presentes para um problema sério no Brasil, que ainda sofre com a morte prematura por câncer de centenas de jovens.

A conversa teve muitos momentos engraçados. Gabriel divertiu a todos ao contar sobre como é a rotina no hospital, onde se faz amigos e se encontra até namoradas! “Mesmo careca, ela gostou de mim e eu dela, nos apaixonamos!”, conta, ao se referir à namorada, jovem de 16 anos que conheceu no Hospital Estadual Darcy Vargas, em São Paulo, onde realiza o tratamento. “Eu fiquei conhecido por fazer sucesso com as meninas, até os médicos e enfermeiros sabiam da minha fama”, acrescenta, com um sorriso maroto nos lábios. Infelizmente a jovem não sobreviveu, “mas o amor que senti por ele estará sempre dentro de mim”, acrescenta Gabriel, emocionado.  Além de namorar, Gabriel quer continuar os estudos. Seu sonho é se tornar enfermeiro. Perguntado por que enfermeiro e não médico, Gabriel respondeu de pronto: “Porque quero ficar bem perto de meus pacientes. Médico a gente só vê de vez em quando, mas os enfermeiros estão com a gente sempre”.

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 15h15
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42

Já o Jefferson quer ser advogado. Mas a hora de entrar na faculdade está complicada de chegar. “Toda vez que vou prestar o ENEM acontece alguma coisa, tenho alguma intercorrência ou então as datas coincidem com as datas prováveis da minha cirurgia de coluna que está para sair”, diz o Jefferson, que aguarda há mais de seis anos pela cirurgia, que poderá colocar sua coluna no lugar, liberando espaço para que nervos vitais para a movimentação das pernas voltem a funcionar. Seu sonho é poder andar de novo. No entanto, a tetraplegia, efeito colateral inesperado da quimioterapia, não tira o bom humor do Jefferson. “Eu aprendi a não levar tudo tão a sério. E assim mantenho a esperança e a alegria”.

A iniciativa, que contou também com a presença das mães dos jovens, Selma (mãe do Gabriel) e Dulce (mãe do Jefferson), nasceu de modo meio inesperado. Por causa de reportagem no Jornal Nacional que abriu o projeto Criança Esperança 2017, da Rede Globo, os alunos ficaram sabendo que a professora do IFSP Tatiana Piccardi é cofundadora da AHPAS, Associação Helena Piccardi de Andrade Silva -  uma ONG que se dedica a oferecer transporte gratuito para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, em tratamento de câncer na cidade de São Paulo, entre a residência delas e o local de tratamento.  Os alunos ficaram impressionados ao saber que Tatiana perdeu uma filha, a Helena que dá nome à associação, aos 5 anos de idade, em decorrência de um câncer no cérebro. Ficaram surpresos ao saber que câncer acontece com crianças e adolescentes, e que se pode morrer prematuramente por causa da doença se o diagnóstico não ocorrer em tempo. A partir do interesse dos alunos, Tatiana organizou a palestra “A experiência de ter câncer na adolescência: bate-papo com jovens em tratamento”, que contou de imediato com o apoio da direção do Instituto. “A preocupação com a saúde de nossos jovens é parte de nossa atuação como educadores. O IFSP Boituva está aberto a iniciativas como essa, ainda mais partindo de nosso próprio corpo docente”, afirma o professor Bruno Nogueira, diretor geral do câmpus. O professor Diogo Comitre, diretor educacional, em fala que antecedeu a entrega de certificados aos jovens palestrantes, reforçou a importância de se valorizar os serviços públicos em educação e saúde. “Tanto Gabriel como Jefferson tiveram acesso ao melhor tratamento em hospitais públicos de qualidade. Resultados positivos em educação e saúde dependem de não permitirmos o sucateamento dos serviços públicos”.

Saiba mais sobre o IFSP Boituva: www.btv.ifsp.edu.br.
Outras informações sobre a AHPAS: www.ahpas.org.br.

III WORSHOP DAS AFRICANIDADES