CURSO DE PEDAGOGIA PARTICIPA DA II SEMANA DE EDUCAÇÃO DO IFSP/ PRESIDENTE EPITÁCIO

• Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h42
  • Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h42

Professores e estudantes do curso de Pedagogia estiveram presentes na II Semana da Educação do IFSP Presidente Epitácio. O evento teve como tema “Educação, diversidade e adversidade” e realizou-se entre os dias 06 e 08 de agosto. A participação teve como objetivos: proporcionar oportunidade de formação acadêmica aos estudantes do curso, divulgar experiências realizadas por alunos e professores do câmpus em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de favorecer a integração entre cursos de diferentes câmpus do IFSP.

Estiveram presentes seis alunos do curso que, além de participar de diversas atividades acadêmicas, apresentaram trabalhos relatando resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados no câmpus e que envolvem o curso de Pedagogia. A participação dos alunos contribuiu de forma significativa no que se refere à autonomia e à experiência de apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos.

Acompanharam os alunos os professores Luís Fernando Crespo e Eliane Aparecida Bacocina, que ministraram oficinas referentes às temáticas de pesquisa que desenvolvem.
A estudante Ingrid Correa Cardoso de Souza apresentou dois trabalhos: “O brincar na Pedagogia e no turismo: semelhanças e diferenças” (pôster), resultado de pesquisa de Iniciação Científica orientada pela professora Patrícia Neves de Almeida e “O processo de construção de um jogo dialógico com recursos de acessibilidade” (comunicação), resultado de projeto de ensino orientado pela professora Mary Grace Andrioli.

Thais Marie Belasque  e Mayara Priscila Carneiro Ferreira apresentaram as comunicações “Oficinas de expressão e criação de blog: ferramentas lúdicas e reflexivas” e “A contribuição de plantões de Língua Portuguesa para alunos ingressantes do curso de pedagogia do IFSP – Boituva”, ambas expondo resultados de projeto de ensino orientado pela professora Eliane Aparecida Bacocina.

Matheus Augusto Gomes da Silva Bezerra apresentou a comunicação “Racismo e educação: o racismo na visão do corpo docente”, relatando atividade interdisciplinar realizada no 3º semestre do curso de Pedagogia.

Giullia Trevisani Jordão apresentou o pôster “Difusão científica na escola através de atividades lúdicas numa perspectiva sociocultural”, expondo resultados do projeto Banca da Ciência, coordenado pelo professor Emerson Ferreira Gomes.

Bruna Carnete da Silva apresentou dois pôsteres: “Não se nasce mulher, torna-se cientista ... Igualdade de  gêneros na ciência”, orientado pelos professores Emerson Ferreira Gomes e Elisângela Lizardo e “Formação do Centro Acadêmico de Pedagogia Marilena Chauí: Iniciativas e Desafios”,  este último também apresentado em espaço de roda de conversa entre alunos de ambos os câmpus.

Esse espaço de diálogo e integração é de extrema importância e traz contribuições para uma reflexão coletiva de construção dos cursos, considerando que Boituva e Presidente Epitácio foram dois dos primeiros câmpus do IFSP a implantarem o curso de Licenciatura em Pedagogia.

O grupo de alunos e professores agradece a Direção do câmpus IFSP / Boituva, pelo auxílio financeiro recebido para participação no evento e aos professores do curso de Pedagogia, pelo incentivo e empenho na orientação dos trabalhos. Gratidão também à Direção do câmpus IFSP / Presidente Epitácio e à Comissão Organizadora da II Semana da Educação, pela forma acolhedora com que recepcionaram a todos.