INÍCIO DAS OFICINAS DE “COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA” E “RACIOCÍNIO LÓGICO”

• Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 16h47
  • Última atualização em Segunda, 20 de Agosto de 2018, 16h54

Nos dias 23/08/18 e 28/08/18 terão início as oficinas de “Raciocínio Lógico” e de “Competência Leitora e Escritora”. O projeto é coordenado pelos professores Diogo Cómitre e Carlos Henrique Menezes Garcia e conta com a participação de docentes de diferentes cursos.

As oficinais irão, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, trabalhar com algumas competências importantes para auxiliar nossos discentes na superação das dificuldades acadêmicas identificadas, por meio da atividade diagnóstica interdisciplinar, aplicada no início de 2018 a todos os alunos ingressantes.

As avaliações diagnósticas foram analisadas por uma comissão de docentes do IFSP, Câmpus Boituva, e, a partir do resultado, foi possível identificar quais alunos necessitavam participar das referidas oficinas. O comunicado já foi enviado aos alunos. Fiquem atentos com os dias e horários nos quais elas ocorrerão:

Confira o cronograma das oficinas:

Competência Leitora e Escritora

Terças-Feiras (das 18h00 às 18h45min)
28/08, 04/09, 11/09 e 18/09 – Prof. Carlos – interpretação textual.
Trabalhar interpretação a partir de textos jornalísticos que tratam de temas da atualidade. Por meio da oficina o professor irá orientar a compreensão do texto e que possuímos várias visões acerca do mesmo tema, de acordo com o editorial de cada periódico. Orientar os alunos para que os mesmos desenvolvam autonomia para identificar o problema, a tese e argumentação presentes em textos dissertativos. Desenvolver a capacidade escritora por meio de atividades sugeridas pelo professor e norteadas pelos textos lidos durante as oficinas.

25/09, 02/10 e 09/10 – Prof. Guilherme – Interpretação e produção de vídeos.
A oficina tem o objetivo de desenvolver a competência leitora e escritora por meio da utilização de recursos audiovisuais. Através de debates acerca dos vídeos selecionados para as aulas, os discentes produzirão textos sobre diferentes temáticas, que terão como base a percepção, leitura e compreensão do material sugerido.

Quartas-Feiras (das 18h00 às 18h45min)
29/08, 05/09, 12/09 e 19/09 – Profa. Marina – Literatura e poesia na diversidade.
A oficina tem como objetivo desenvolver a competência leitora através de textos literários com temática relacionada aos Direitos Humanos (direito a cidades justas e sustentáveis, direito à livre expressão, organização e manifestação, direito à livre orientação sexual e identidade de gênero, direito à terra, direitos das mulheres, direitos de crianças e adolescentes, enfrentamento ao racismo, etc.) como também desenvolver a competência escritora a partir da criação de poemas/poesias inspirados nos assuntos de cada preceito apresentado nas aulas.

26/09, 03/10 e 10/10 – Profa. Agnes – Interpretação por meio das músicas.
Trabalhar a competência leitora por meio de canções do interesse dos alunos e sugestões do professor. Desenvolver a capacidade escritora por meio da resposta de questões propostas pelo professor, que irão nortear a interpretação da canção. Trabalhar como estruturar respostas para questões dissertativas.

OFICINAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
(das 18h00 às 18h45min)

Aula Data Dia da semana Professor Tema
1 23/08 Andrea Operações básicas: multiplicação e divisão.
2 27/08 Schefer Noções de programação
3 30/08 Andrea Operações básicas: multiplicação e divisão.
4 03/09 Schefer Noções de programação
5 10/09 Schefer Noções de programação
6 13/09 Andrea Operações básicas: multiplicação e divisão.
7 17/09 Schefer Noções de programação
8 20/09 Andrea Operações básicas: multiplicação e divisão.
9 24/09 Itamar Frações e Decimais.
10 27/09 Andressa Porcentagem.
11 01/10 Itamar Frações e Decimais.
12 04/10 Andressa Porcentagem.
13 08/10 Itamar Frações e Decimais.
14 11/10 Andressa Porcentagem.