Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1º WORKSHOP DO PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E P&D REALIZADO ENTRE O IFSP CAMPUS BOITUVA

  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h55
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h55

No dia 24/04/2018 aconteceu o primeiro Workshop do Projeto de Eficiência Energética e P&D realizado entre o IFSP Campus Boituva e a CPFL Piratininga. Estiveram presentes o Gerente de Inovação da CPFL Energia, Renato Povia, o Coordenador de P&D do Projeto, Wendell William Teixeira , o Sócio Fundador e Gerente de Projetos de P&D da empresa Hytron, Cristiano da Silva Pinto, o Professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, Roberto Zilles, o Assessor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educaçãó (SETEC/MEC), Marco Antonio Juliatto, a Assessora Técnica da empresa Giz, Roberta Hessmann Knopki, o Diretor Executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, Alexandre Pereira Chahad, o Diretor do Campus Boituva, Bruno Nogueira Luz, o Professor Coordenador do Projeto, Felipe Augusto Ferreira Almeida, e os demais Professores do IFSP Campus Boituva envolvidos no projeto, André Luiz de Mello Teixeira, Mario Luiz Ferrari Pin, Natallie Zilio de Souza, Robert Dias Ximenes e Ronaldo Siqueira da Gama.

O projeto contempla ações de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento. Dentro das ações de eficiência energética podemos citar a instalação de uma Usina Solar Fotovoltaica de 75 kWp que irá gerar 106 MWh por ano, a substituição de 876 lâmpadas e 16 condicionadores de ar por outros mais eficientes. Esta ação promoverá  e uma economia de 88 mil reais por ano.

Entre as ações de P&D teremos o desenvolvimento de um kit didático de baixo custo para ensino de tecnologia solar fotovoltaica, implementação de um laboratório de 30 m² feito em container, instalação de uma estação solarimétrica e de um sistema de 5kW com rastreador solar, entre outras.

Durante o evento foram abordados os conceitos e resultados alcançados no Projeto, a História da Energia Solar Fotovoltaica, a importância do relacionamento entre empresa e academia para alavancar a inovação no setor elétrico, a apresentação do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e entrega dos certificados  para a primeira turma de formandos, além da apresentação do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (Energif).
Foi entregue a obra de Eficiência Energética realizada pela CPFL Piratininga e assim, inaugurada a Usina Solar Fotovoltaica do IFSP Campus Boituva.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página