ENCONTRO DO GPEPS (IFSP-BTV): DEBATENDO O HOMESCHOOLING (13/03/2019)

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 15h43
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 16h24

Criado há um ano, o Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS) tem se dedicado a discutir questões relacionadas à política, cultura, educação e sociedade refletindo sobre processos que envolvam a aprendizagem e o ensino. No ano de 2018 foram debatidas diversas temáticas, dentre elas: a Reforma do Ensino Médio; Metodologias Ativas e Cooperativas; Gênero e Ciência; Projeto Escola sem Partido (ESP); o Sistema educacional finlandês; Criação teatral e emancipação discente; Escola Unitária em Gramsci; Educação popular e do campo; Michel Foucault, Gênero e a BNCC do Ensino Fundamental e tivemos também uma oficina de fanzines realizada na Semana de Consciência Negra do IFSP Campus Boituva que contou com iniciativa e apoio do GPEPS.

Em 2019 as atividades do grupo foram iniciadas no dia 13 de março (quarta-feira) às 16h (sala 1) com a abordagem da prática denominada Homeschooling. Ainda sem regulamentação no país, a chamada educação em casa/familiar tem sido objeto de intensos debates no meio educacional e político brasileiro uma vez que o governo federal encaminhará em breve ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) versando sobre o assunto. O ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos (MFMDH) liderado por Damares Alves assumiu a responsabilidade da confecção da MP. A socióloga e docente do IFSP Campus Boituva, Agnes Cruz de Souza encaminhou as questões com artigo do dossiê Homeschooling e o direito à educação presente na Revista Pro-posições (Faculdade de Educação da UNICAMP, v. 28, nº 2, 2017). O texto “Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?” de Maria Celi Chaves Vasconcelos (UERJ) foi escolhido para permear os debates do grupo. Tratou-se de rico debate para a compreensão desta prática que, embora recente no país e não regulamentada, é realidade em muitos países. Compreender o que dizem os defensores e críticos da aplicação do educar em casa é fundamental para que se tenha não só esclarecimentos da temática, mas também se possa assimilar o tipo de projeto que será encaminhado para a educação brasileira levando em conta seus pontos chave, atores, protagonistas e interesses.

O próximo encontro do GPEPS será dia 27 de março às 18h na sala 5. A psicóloga e pedagoga do IFSP Campus Boituva, Marilene Lima apresentará discussão sobre “Curtas no ambiente (psico) pedagógico: uma interface entre as ciências psicológica, pedagógica e sociológica”. Estão todas (os) convidadas (os). Os encontros são abertos ao público e não é necessária inscrição.

Link Revista Pro-posições, vol.28 nº 2 Campinas maio/ago. 2017: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720170002&lng=pt&nrm=iso