REUNIÃO DO GPEPS: AUTISMO, ORGANIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ROTINA ESCOLAR

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h36
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 15h36

Em 24 de abril de 2019 o encontro do GPEPS (Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade) contou com a presença da socióloga, psicopedagoga, autora do Blog Observatório Livre (www.observatoriolivre.blogspot.com) e administradora da página Autismo e Maternidade Fênix, Amanda Marchioreto.

A temática abordada em sua exposição versou sobre o cotidiano, organização e comunicação escolar para estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Foram compartilhadas experiências, materiais específicos e facilitadores da rotina com os discentes provindos de sua participação em cursos de capacitação, estudos de pós-graduação, militância, atendimentos clínicos a estudantes com TEA e de sua “maternidade fênix” com o filho Leonardo de sete anos.

Ainda envolta por muitas lacunas, entre elas a falta de profissionais especializados e capacitados, a discussão sobre o autismo tem ganhado relevância nos últimos anos com o aumento dos casos, em especial no Brasil. Trazer tal perspectiva de análise para o encontro do GPEPS busca, ainda que de maneira incompleta suprir, tanto a falta de informação, quanto as dificuldades enfrentadas por profissionais da educação, famílias, instituições e a sociedade de maneira geral.

As reuniões do GPEPS são abertas ao público e acontecem às quartas-feiras.

A próxima ocorrerá em 08 de maio de 2019, às 16 horas na sala 1 e tem como tema a experiência do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no curso de Licenciatura em Pedagogia no IFSP Campus Boituva. O encontro contará com a presença dos discentes bolsistas, da professora coordenadora do Programa na IFSP e a supervisora docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Wanderley Rosa da Silva, parceira no PIBID.