Reunião do GPEPS: Políticas públicas educacionais e o neoliberalismo
Em 21 de agosto (quarta-feira) às 16 horas foram retomadas as atividades do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS - IFSP/BTV). O tema em discussão versou sobre as políticas públicas atuais para a educação e sua relação com o neoliberalismo. O docente do Instituto Federal (Campus Boituva), Me. Guilherme Cardoso de Sá foi o responsável pela apresentação.
Partindo de resgate histórico do liberalismo ao neoliberalismo (s), foram apresentadas as diferentes nuances e influências nas políticas em geral e especificamente nas educacionais. O objetivo foi procurar compreender as recentes políticas delineadas pelo Ministério da Educação (MEC) sob a gestão de Jair Bolsonaro.
O suporte teórico do debate contou com artigos de Perry Anderson “Balanço do neoliberalismo” (SADER, Emir & GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro, 1995, p. 9-23) e os capítulos 4 e 5 da obra de DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 133-185.
O próximo encontro do GPEPS será dia 11/09/2019 e contará com a Oficina “Teatro do Oprimido: práticas teatrais na construção de uma educação libertadora” por Davi Lima (Ator, diretor e gestor cultural) e João Augusto de Campos Avaristo (Administrador, Mestre em Gestão Pública e ator—servidor IFSP Campus Boituva) às 18h na sala 6.
Estão todos(as) convidados(as).
As reuniões são abertas ao público.
Redes Sociais