Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OFICINA SOBRE O TEATRO DO OPRIMIDO (AUGUSTO BOAL) É REALIZADA NO IFSP BOITUVA

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h32
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h32

Na última quarta-feira (11 de setembro de 2019) realizou-se nas dependências do Auditório do IFSP Campus Boituva Oficina sobre o Teatro do Oprimido (produzido por Augusto Boal) com ênfase na modalidade teatral desenvolvida pelo autor e sua relação com a educação para a emancipação de Paulo Freire. Parte da programação semestral do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS), a atividade contou com mediação teórico-prática e elucidou ótica fundamental do teatro brasileiro contemporâneo.

Ministrada por Davi Lima e João Augusto de Campos Avaristo, a oficina se dispôs em duas etapas: a primeira teórica, compilando as questões centrais que envolvem a ossatura do Teatro do Oprimido (T.O.), sua relação com a poética de Aristóteles e a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire e a segunda, prática, contando com atividades relativas ao teatro- imagem elaborado por Augusto Boal.

Partindo do ponto de vista estético, abordou-se o T.O. dentro da educação, sua relação com Paulo Freire e como o teatro criado por Boal auxilia na prática pedagógica de um processo autêntico de construção de conhecimento, ferramentas de diálogos e descontração das opressões individuais e coletivas que afetam o indivíduo no dia a dia.

Os encontros do GPEPS são abertos ao público e a nossa próxima discussão será dia 25/09/2019 às 16 horas (sala 3) e versará sobre os desafios e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Terá mediação da profa. Me. Marcella Lemos Couto (Docente IFSP Campus Boituva – Área de Linguagens).

Estão todos (as) convidados (as)!

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página