RODA DE CONVERSA "O DOCENTE COM DEFICIÊNCIA NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO: PRÁTICAS DE ENSINO E ORIENTAÇÃO AOS ESTAGIÁRIOS DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" NO IFSP CAMPUS BOITUVA

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 15h56
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 16h02

No dia 30/10/2019 (quarta-feira) foi realizada, nas dependências do auditório do IFSP Campus Boituva a Roda de conversa com a pedagoga Margarete Perim sobre a temática "O docente com deficiência no exercício do magistério: práticas de ensino e orientação aos estagiários de Pedagogia na perspectiva da educação inclusiva".

A pedagoga Margarete Perim atuou na Educação Básica de 1985 a 2015 exercendo as funções de docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA, orientadora educacional, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Desse modo, aceitou o convite e esteve presente no IFSP campus Boituva para uma agradável roda de conversa com os alunos do segundo e do quarto semestre de Pedagogia sobre o tema "O docente com deficiência no exercício do magistério: práticas de ensino e orientação aos estagiários de Pedagogia na perspectiva da educação inclusiva". É importante destacar que o evento foi sugerido pela aluna Heloísa Gonçalves.

Considerando que a teoria deve embasar a prática, a professora Margarete dividiu conosco um pouco da sua formação e trajetória profissional, destacando que se pudesse escolher novamente não hesitaria: “seria a área da Educação, pelo qual fui e sou eternamente apaixonada”. Margarete discorreu sobre os desafios e as possibilidades de uma pessoa com deficiência física atuar como pedagogo, tanto no exercício do magistério como em funções de gestão.

O evento de ensino vinculado às disciplinas de Educação Especial e Política e Organização da Educação no Brasil foi organizado pela docente Elaine Andrade Peres Fernandes com apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), da coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia e da direção do campus.