I TRILHAS DA DOCÊNCIA NO IFSP CAMPUS BOITUVA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

• Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h42
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h42

Foi realizado entre os dias 07 e 08 de novembro de 2019 o evento “Trilhas da Docência: a prática na formação inicial do pedagogo”, que teve como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelo curso de Pedagogia no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, Remunerado e no PIBID; estreitar as relações e parcerias do IFSP com as Instituições Educacionais de Boituva e região; conhecer outras práticas possíveis na formação inicial do pedagogo.

O evento teve início no dia 07 com a mesa redonda “A prática na formação inicial do pedagogo”, com a presença das professoras Laura Noemi Chaluh e Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, do Departamento de Educação da UNESP – campus Rio Claro. As professoras apresentaram algumas práticas desenvolvidas nos últimos anos no âmbito dos projetos de extensão que coordenam e que possuem relação com o Projeto de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, ao mesmo tempo em que desenvolveram reflexões acerca do diálogo, possível e necessário, entre as instituições que desenvolvem o conhecimento acadêmico e as escolas públicas, nas quais a prática pedagógica toma forma.

A importância de se desenvolver um olhar sensível para o contexto escolar e para as possibilidades que se apresentam nos momentos em que os estudantes adentram o espaço da escola pública ficou evidente nos exemplos e nas imagens apresentadas. Vale ressaltar que o curso de Pedagogia da UNESP campus Rio Claro completou 30 anos de existência e conhecer as práticas ali desenvolvidas contribui com a construção do curso de Pedagogia do IFSP Boituva, bem como com a formação dos estudantes do campus Boituva, que vivenciam suas primeiras experiências no contexto escolar.
No dia 08, os discentes das turmas de primeiro, segundo e terceiros anos da Licenciatura em Pedagogia apresentaram, ao todo 19 (dezenove) pôsteres produzidos a partir das experiências variadas de estágio nas instituições escolares. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de docentes e premiados por contribuição e pertinência das práticas e vivências no ambiente escolar.

Pôsteres premiados:

* Desenho infantil: uma análise do corpo e do subjetivo no tempo e no espaço - Tiago Monteiro Dionizio (6º semestre)
* Contribuição de Maria Montessori para o contexto escolar atual - Beatriz Moraes Marcelli, Daniela Dias de Moura Conti e Michele de França Silva (4º Semestre)
* Explorando as linguagens da criança por meio da arte - Bruna Carnete (6º semestre) e Renata Ramos Lima (4º semestre)
* Sondagem e alfabetização no ensino infantil - Carolina Lima de Oliveira Trotta (6º semestre)
* Projeto “o que vou ser quando crescer?” - Danielly Branco Domingues, Ellen Aline Feitoza da Silva e Evelin Pereira (6º semestre)

O evento teve importância ao despertar e permitir o compartilhamento entre discentes e docentes do curso da prática escolar e sua vivência in loco.