Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CADASTRO SICAF: O PRIMEIRO PASSO PARA AS LICITAÇÕES

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h31
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h36

Para participar de licitações no âmbito do IFSP Boituva, a empresa interessada deve fazer o seu cadastro no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), trata-se do primeiro passo para quem deseja fornecer para o Governo. Por se tratar de uma plataforma unificada, uma vez cadastrado, o fornecedor está apto a participar de licitações de qualquer Órgão ou Entidade que utilize o Sistema de Compras do Governo Federal, o “Comprasnet”.

O cadastro no SICAF é feito de forma totalmente autônoma, digital e gratuita, ou seja, o próprio fornecedor tem condições de realizar todas as etapas do cadastramento, não sendo cobrada nenhuma taxa para este fim. Por isso, é muito importante ter cuidado com sites maliciosos que geram boletos para “ativação” do cadastro. O verdadeiro SICAF é totalmente gratuito!

Os três passos básicos para o cadastramento são: 1º) Obtenção do certificado digital – caso o fornecedor ainda não possua, deverá providenciar o certificado digital (padrão ICP-Brasil), que será a identificação segura e inequívoca do autor das transações feitas no SICAF. A emissão do certificado digital é feita por instituições certificadoras credenciadas e é paga (o valor varia de instituição para instituição, de acordo com o tipo de certificado desejado); 2º) Cadastro no portal “Brasil Cidadão” - com apenas um cadastro, o cidadão poderá ter acesso ao SICAF e aos diversos serviços públicos digitais, sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos. O portal está disponível no endereço eletrônico <https://www.gov.br/pt-br/>; 3º) Cadastro no SICAF – após os dois primeiros passos, será liberado o acesso do fornecedor ao Sistema SICAF, disponível em <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sicaf>, onde será possível preencher os diversos níveis de cadastramento e anexo dos documentos requeridos.

Abaixo trazemos links que podem auxiliar no procedimento:

Tutorial interativo: <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/tutorial_sicaf/html/>;

Instrução Normativa: <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/pf-sicaf-in3-2018#P11>;

Manual do Fornecedor SICAF: <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/images/manuais/SICAF/Manual-Operacional-Fornecedor.pdf>.

Em caso de dúvidas, é possível solicitar atendimento através do 0800 978 9001.

Boas vendas!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página