Oficina de Contação de Histórias do PIBID – Aperfeiçoando a Formação Docente

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 11h12
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 11h12

Para dar início às atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no mês de dezembro, uma das coordenadoras, a Profa. Ma. Patrícia Neves de Almeida, realizou uma oficina de contação de histórias, com os estudantes participantes do projeto, com a Profa. Coordenadora de Área Débora Rodrigues Moura e com a Profa. Supervisora da escola Gisele Pompilio Ganzerli Gomes. A atividade foi realizada no dia 03/12/2020, das 14h00 às 16h00, via plataforma Google Meet. A oficina apresentou conceitos teóricos e práticos, dentre eles: o cuidado no planejamento das histórias, a análise do discurso das mesmas e os recursos necessários para a contação. Apresentou várias possibilidades de abordagem como: a ressignificação de objetos; o uso de materiais de baixo custo, a exploração de sons com os mais diferentes materiais e a organização do cenário. Além disso, os participantes iniciaram uma discussão sobre a escolha das histórias a serem apresentadas para as crianças. A discussão teve como pauta a representatividade nas histórias e um dos questionamentos apresentados foi: “Como assim, o príncipe chega beijando a princesa sem permissão?”.

Texto produzido pelas estudantes Stefani de Paula Medeiros e Taciane Aurora Alves.