Primeiro Trabalho de Conclusão de Curso, inclusivo para Surdos, desenvolvido em Libras como primeira língua, no IFSP - Câmpus Boituva

• Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 12h16
  • Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 12h17

No dia 02.02.21, terça-feira às 14h00, no laboratório de informática do IFSP, Câmpus Boituva, ocorreu a primeira apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), em Libras, cuja organização e execução do trabalho respeitou a especificidade dos estudantes Surdos.

Os discentes Lucas Oliveira da Silva e Rafael Henrique Nogueira Furlan, dos cursos de Ensino Médio Integrado de Automação Industrial e Redes de Computadores, respectivamente, apresentaram o trabalho intitulado “Relógio Digital: Componentes e Funcionamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais)”.

Foi escolhido um tema comum que abrangesse os conhecimentos envolvidos em ambos os cursos, visto que esses estudantes compartilham uma língua visual e necessitavam de uma produção que respeitasse a sua singularidade linguística.

O NAPNE (Núcleo de Apoio ao Estudante com Necessidades Específicas), junto à Direção Educacional do campus, deram apoio à essa decisão, que na ocasião ocorreu juntamente com os coordenadores dos cursos André Luiz de Mello Teixeira e Newton Mitsushigue Kamimura.

Nesse projeto os estudantes tiveram que lidar com conhecimentos de Automação Industrial como: controle, elétrica, eletrônica e metrologia, a fim de compreender o funcionamento do protótipo e com os conhecimentos obtidos em Redes de Computadores para produzirem o vídeo de tutorial.

Durante a pesquisa, os estudantes receberam explicações sobre os componentes e funcionamento do Relógio Digital, bem como o protótipo do mesmo, junto a vídeos elaborados cuidadosamente pelo Coordenador André, do Curso de Automação Industrial, responsável pelos aspectos técnicos do trabalho. Em seguida, juntamente com a intérprete Hellen Cristine Silva Araújo (co-orientadora do trabalho) e a professora de Libras Débora Rodrigues Moura (orientadora), analisaram os vídeos explicativos com tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

Durante esse processo identificou-se que seria necessário um entendimento prévio por parte da professora Débora e da intérprete Hellen acerca dos conceitos técnicos envolvidos, pois estes eram específicos, e portanto desconhecidos, mesmo em Língua Portuguesa. Além disso, após pesquisa dos estudantes Surdos acerca dos sinais em Libras, verificou-se que havia poucos disponíveis e publicizados.

Assim, foi preciso que as orientadoras compreendessem as informações primeiramente em Português, para que os Surdos pudessem criar sinais em Libras que atendessem às peculiaridades visuais de cada componente relógio, bem como a compreensão de sua função. Diante disso, foi criado um sinalário com 49 verbetes, que será, por recomendação da Banca Avaliadora, disponibilizado não apenas na biblioteca do IFSP do Câmpus Boituva, como também em outros meios digitais para que obtenham um maior alcance e divulgação.

Além do sinalário, os estudantes elaboraram um vídeo explicativo no qual tornaram acessíveis, em Libras e em Língua Portuguesa, as explicações inerentes ao funcionamento do relógio, que poderá ser utilizado por Surdos e ouvintes para a compreensão dos conceitos técnicos envolvidos, além de poder servir como material didático para professores, na ocasião do ingresso de novos estudantes Surdos no IFSP.

O trabalho, que promoveu inúmeras aprendizagens para todos os envolvidos, teve a avaliação da banca transmitida via Youtube por meio do link https://youtu.be/i5kPT8-cLbI. O vídeo original também poderá ser acessado no canal do IFSP, Câmpus Boituva, no Youtube, pelo endereço https://youtu.be/5Y4ab7SQOSU.

A apresentação foi um sucesso e os estudantes foram aprovados com nota máxima. A banca teceu bastantes elogios e o coordenador do  TCC, Mizael Rodrigues, os parabenizou em Libras, o que foi bastante significativo para os estudantes.

Agradecemos a todas e todos envolvidos nesse processo, especialmente aos membros da banca, Wellington Aires Pinto e Ramon Simões Abílio, que compreenderam a importância e relevância desse trabalho e suas implicações para o desenvolvimento educacional da Comunidade Surda.

Acreditamos que esta produção servirá como um incentivo para que mais iniciativas como esta sejam promovidas, de modo a viabilizar a inclusão educacional de pessoas Surdas.

Texto escrito por Débora Rodrigues Moura.

Figura 1: Estudantes Rafael e Lucas.

Figura 2: Lucas – Explicações sobre o Relógio Digital.

Figura 3: Rafael – Explicações sobre o Relógio Digital.

Figura 4: Membros da banca.