Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Discutindo Gênero e Educação: a importância do papel da escola, da justiça e da saúde mental

  • Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 14h56
  • Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 11h48

No dia 26 de agosto de 2021, foi realizado o ciclo de debates “Gênero, diversidade & educação: reflexões e desafios” através de transmissão ao vivo, pelo canal do Youtube do IFSP Campus Boituva. O evento foi organizado por docentes e discentes, contando com o apoio da Coordenadoria de Extensão e Sócio-Pedagógica, do Centro Acadêmico Marilena Chauí (Licenciatura em Pedagogia), do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP (NUGS) e do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS-IFSP/BTV/CNPq).


Durante os dois períodos de debates (matutino e noturno), refletiu-se sobre a importância do combate à violência doméstica/familiar contra as mulheres, crianças e pessoas da comunidade LGBTQIA+, além de permear-se os caminhos relativos ao acesso à informação, canais relacionados à justiça e proteção, atenção psicológica, bem como o papel crucial da escola, no sentido de educar e orientar para as questões que envolvem as desigualdades de gênero. Estas, se relacionam ao fato de pessoas terem tratamento diferenciado, sofrer discriminação e/ou quaisquer tipo de violência, pelo fato de estarem associadas ao gênero masculino ou feminino, com papéis delimitados e estigmatizados pela sociedade.


No período matutino, a mesa contou com a advogada Emanuela Barros e a psicóloga Carolina Fetchir, que abordaram a importância das discussões acerca das violências doméstica e familiar, promovendo intensos debates sobre os impactos, especialmente no período da pandemia, quando se evidencia a ausência de políticas públicas mais efetivas, de apoio psicossocial mais abundante e decréscimo na expansão da proteção para as vítimas. Contou-se com ampla participação da comunidade interna e externa durante a transmissão ao vivo, e, até o momento de encerramento da matéria, a mesa contou com mais de 526 visualizações no Youtube.


À noite, na segunda mesa, a docente Vânia Gomes e a juíza Liliana Abdala abordaram, respectivamente a importância da escola e os direcionamentos/orientações relativos ao acesso à justiça, bem como o envoltório de problemas e desafios para alcançarmos uma sociedade mais justa e equânime no que diz respeito às desigualdades e violências de gênero. Também houve significativa participação durante a transmissão da mesa, com mais de 280 acessos ao debate.


Durante o ciclo de debates houve intensa interação do público, com muitas questões/dúvidas direcionadas às palestrantes. Optou-se, na organização do evento, por um tempo mais objetivo de fala para as especialistas (cerca de 20 minutos para cada), no intuito de que as comunidades interna e externa, pudessem trazer suas contribuições. Toda a comissão organizadora é grata pela participação - que pelo que se pode notar - ultrapassou os “portões” do campus, atingindo a comunidade externa, permitindo que a instituição pública cumprisse seu papel na disseminação e democratização das informações. Isso ficou evidenciado nos acessos ao Youtube e também nas participações ao vivo pelo bate papo (chat). O evento será certificado para quem assinou as listas de presença durante as transmissões. Em breve serão atualizadas as informações sobre a certificação.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página