IFSP lança editais do Programa Residência Pedagógica

• Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 17h23
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 17h23

Os editais selecionam professores preceptores e de alunos bolsistas; as inscrições acontecem entre 17 a 26 de setembro

A Pró-Reitoria de Ensino torna públicos os Editais nº 558/2022 e 559/2022, que tratam, respectivamente, da seleção de professores preceptores e de alunos bolsistas para o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFSP.

As inscrições de candidatos para ambos os editais acontecem no período de 17 a 26 de setembro.

As bolsas para preceptores serão disponibilizadas de acordo com o número de alunos residentes bolsistas selecionados para cada núcleo conforme a Portaria nº 82/2022 e o Edital nº 24/2022 da Capes.

As cotas de bolsa para residentes serão disponibilizadas aos núcleos em múltiplos de 5. Dessa forma, cada núcleo poderá classificar 5, 10 ou 15 bolsistas, não sendo permitido a classificação de um número de residentes intermediários aos múltiplos de 5.

Outras informações podem ser consultadas nos editais, disponíveis aqui.

De acordo com Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio, coordenador de Licenciaturas, esses editais reforçam a posição da nossa instituição entre as maiores Instituições de Ensino Superior nos programas da CAPES. O IFSP é o maior em número de bolsas no PIBID e o 4º maior no PRP. “Motivo de orgulho para as nossas licenciaturas, para as professoras e professores, para as coordenações dos programas e para a nossa maior motivação: as alunas e os alunos que serão beneficiados com as bolsas”, reflete.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

O PRP tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, fortalecendo e aprofundando a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e contribuindo para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos.