O dia para lembrar, todo dia para lutar: notícias do Clubinho para o nosso 8 de Março

• Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 12h13
  • Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 12h14

No dia 18 de novembro de 2022, no câmpus Boituva, aconteceu pela manhã a palestra Mulheres e Quadrinhos no Brasil: do apagamento à (r)existência, e a e a roda de conversa Feminismos em Quadrinhos, com a jornalista mineira Nara Bretas e  a ilustradora e quadrinista paulista Marília Marz. A estudante Eshiley Lislaine Sousa, então no terceiro ano do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio, foi apresentadora na palestra e a sua companheira de turma Sthéfany Araújo de Oliveira Vieira, apresentadora na roda de conversa.

A palestra e a roda foram propostas pelo Clube de Leitura Câmpus Boituva, projeto de ensino que iniciou formalmente em abril de 2022, com financiamento de bolsa ensino, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Boituva. Mas até chegar ali, houve uma história que tem bastante a ver com o encontro de mulheres, adolescentes e adultas, e até mesmo o tempo de vida de adolescentes se tornando adultas dentro do Câmpus Boituva. E, depois dali, o dia dezoito de novembro já anuncia, há muito do encontro entre mulheres.

Em pormenores, com certeza, escreveríamos um livro - ainda podemos escrever -, contando  da nossa vida no Clube de Leitura, Clubinho, @ClubOn_. Ah, os pormenores tão invisíveis diante da sua importância, apesar de serem o lugar seguro para fazer conhecer o processo de um trabalho que envolve conhecimento, afeto e dedicação.

O Clube de Leitura foi idealizado por Maria Rita Bialtas, hoje estudante da Licenciatura em Pedagogia, egressa do ensino médio integrado. Resultado das experiências anteriores com um grupo de leitura informal que fez acontecer junto com outras(os) estudantes em 2019. A primeira tentativa de fazer um projeto de ensino em 2019, interrompida em 2020 pela pandemia de Covid-19, veio com a concretização do Clube de Leitura em 2022.

O Clube é estruturado em Ações de Leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs). A nossa Ação de Leitura 1 é focada na temática Gênero, composta por obras sobre mulheres e feitas por mulheres ou com a parceria delas. A nona arte ou arte sequencial (como são chamadas as HQs), conta com muitas artistas mulheres. Elas colocam no jogo das narrativas acerca da nossa história deslocamentos importantes em relação aos discursos hegemônicos (patriarcais, masculinos). Parecem também atender mais rapidamente à urgência de colocar neste jogo os pontos de vista e a história de mulheres do mundo inteiro.

No Clube de Leitura o conhecimento sobre as mulheres, construído por mulheres em forma de arte sequencial, aconteceu durante 2022 inteiro. Assim, o 8 de Março ganhou todos os outros dias como companheiros.

A professora Juliana Basilio foi ao Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte, em agosto de 2022, lá conheceu de perto a ilustradora e quadrinista Marília Marz, com quem havia estabelecido contato para obter uma de suas obras; e a jornalista Nara Bretas, estudiosa de quadrinhos e mulheres, depois de uma rápida conversa numa palestra e outra conversa aprofundada numa enorme fila para a sessão de autógrafos da quadrinista Ilustralu. Logo, surgiu o convite para as duas conhecerem o Clube de Leitura e o Câmpus Boituva. E deu tudo certo.

A palestra do dia 18 de novembro, realizada em formato híbrido e  está disponível no Canal do YouTube do ClubOn <https://www.youtube.com/live/d3VoULEgjaQ?feature=share> com: apresentação da Eshiley, apresentação da Nara Bretas, debate com a Marília Marz, tradução e interpretação em Libras da Hellen Cristine Silva Araujo e da Janine Teixeira Gualberto; no público homens e mulheres, adolescentes e adultas(os), estudantes e servidores aprendendo sobre as mulheres, o apagamento das artistas de quadrinhos no Brasil e a sua resistência para a existir. No apoio técnico para a transmissão ao vivo, os professores Luciano de Jesus Gonçalves (IFTO) e Renato Bellotti Senicato (Doutorando/FE-Unicamp). Na preparação da parte presencial do evento, as professoras Agnes de Souza, Julia Basilio e Mayara Gobetti.

À tarde, num formato mais intimista, uma roda de conversa feminista, sobre as obras de quadrinistas mulheres.

Fotografias das palestra e da roda de conversa sobre quadrinhos e mulheres realizadas no dia 18 de novembro, na SNCT 2023, no câmpus Boituva do IFSP

A prática da leitura depende dos tipos de acervo a que temos acesso. As HQs fizeram a nona arte entrar para o cotidiano do câmpus. Nada trivial. Basta fazer a conta: quantas mulheres fazem parte das suas leituras. Quantas você leu no ano passado? No retrasado? Na sua vida todinha? Se a conta estiver baixa, seja lá qual for o seu sexo e o seu gênero, saiba, estamos lendo mulheres no Câmpus Boituva.

Nada trivial também o engajamento das mulheres estudantes e trabalhadoras do câmpus para fazer acontecer eventos e projetos, também o dia a dia, com os seus pormenores, feitos de muito esforço e também de afeto.

Os nossos cumprimentos pelo nosso dia. Força e companheirismo em todas as lutas. Juntas fazemos e acontecemos com competência e afeto - sim, muita competência e muito afeto!

Agnes Cruz de Souza (Docente BTV/IFSP)
Eshiley Lislaine Almeida da Silva Sousa (Estudante de Jornalismo Unesp/Bauru/Egressa Integrado Automação Industrial (2022)
Juliana Regina Basilio (Docente BTV/IFSP)
Mayara Gobetti Fernandes da Silva (Docente BTV/IFSP)