Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Espetáculo "Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire" no IFSP Campus Boituva

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 17h19 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 17h19

O IFSP Campus Boituva receberá no dia 01/06/2022 ás 8h o espetáculo “Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire” no auditório. O Espetáculo é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Companhia de Opinião em parceria com o IFSP Campus Boituva e compondo a programação da VI Semana da Pedagogia e IV Semana de Educação Inclusiva.

 

 

"Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire" conta um instante de uma revolução que durou cerca de 40 horas e que transformou a pequena cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em um modelo de esperança para todo o país. Com narrativas, músicas, relatos reais, muita emoção e “boniteza” a peça relembra o histórico momento em que Paulo Freire alfabetizou mais de trezentos trabalhadores rurais em apenas 40 horas.

O trabalho é exclusivo da Companhia de Opinião, uma cia de teatro que atua na região metropolitana de Sorocaba e tem como diretor e fundador o Professor Davi Lima. Neste trabalho, Davi Lima se afasta da direção e entra em cena para dar vida a um narrador que leva a história de Paulo Freire e Angicos de uma forma poética, musical e emocionante ao público. A direção ficou por conta do ator Guto Campos e a dramaturgia da premiada escritora Flor Priscila. A produtora cultural Lauanda Azevedo também participa do espetáculo cuidando da sonoplastia e preparação corporal, circulando com o professor na temporada realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

Para Davi Lima: “Angicos é uma revolução na história da educação brasileira e muitas pessoas sequer conhecem essa passagem, essas 40 horas, em que Paulo Freire transformou uma comunidade apagada, analfabeta, que passava dificuldade, em um modelo de vida e de esperança para todo o país. Precisamos falar de Paulo Freire, precisamos falar de Angicos. Não se trata de achismos, se trata de história, cultura, geografia. Quem tiver a oportunidade de assistir ao espetáculo não se arrependerá. As histórias são reais e emocionam do começo ao fim, além de ser um respiro, uma esperança diante de tempos tão difíceis”


FICHA TÉCNICA
Produção: Lauanda Azevedo e Prof. Davi Lima
Orientação e pesquisa: Flávio Melo
Preparação Vocal: Fábio Silva
Preparação Corporal: Lauanda A.
Composições: Zé Luiz Rodovalho
Cenografia: Sofia Morás
Sonoplastia: Lauanda Azevedo
Dramaturgia: Flor, Priscila!
Elenco: Prof. Davi Lima
Direção: João Augusto de Campos Avaristo


Canavial da Esperança é gratuito, livre para todos os públicos e ficará em cartaz no primeiro e segundo semestre de 2022 pelo Proac-SP. A agenda completa pode ser encontrada no link: (3) Prof. Davi Lima | Facebook


Uso obrigatório de máscara. Capacidade do auditório: 258 lugares

Fim do conteúdo da página