Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Pedagogia (16/12/2025)
A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todas e todos para as apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) a serem realizadas em 16 de dezembro de 2025:
1) Título: A docência na encruzilhada: neoliberalismo e precarização na Educação Infantil
Resumo: O presente artigo discute a precarização do trabalho docente na Educação Infantil, compreendendo-a como um fenômeno histórico e estrutural intensificado pelas políticas neoliberais e pelas mudanças no mundo do trabalho. Busca-se analisar de que modo a desvalorização da docência, a feminização da profissão e a lógica gerencialista impactam o fazer pedagógico e a identidade profissional das professoras que atuam com crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores como Previtali e Fagiani (2020), Azevedo et al (2019), Bertonceli (2016), Pereira (2016), Louro (2009) e Gentili (1995). A análise incorpora ainda os efeitos da pandemia de COVID-19, que intensificou as condições de sobrecarga, ampliou as desigualdades de gênero e evidenciou a falta de suporte institucional docente. Os resultados mostram que o trabalho na Educação Infantil é marcado pela tensão entre o compromisso ético-afetivo e as condições objetivas de precarização que limitam seu reconhecimento social. Conclui-se que compreender a precarização docente implica repensar a educação como prática humana e transformadora, incompatível com os imperativos produtivistas que orientam grande parte das políticas educacionais atuais.
Palavras-chave: Educação Infantil; Trabalho docente; Precarização; Neoliberalismo.
Autora: Taciane Aurora Alves
Orientadora: Agnes Cruz de Souza
Banca avaliadora: Juliana Regina Basilio e Fernando César Pilan
Data: 16/12/2025 às 8h
Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)
2) Título: Educação e sociedade no filme “A língua das mariposas” a partir da teoria de Paulo Freire
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação professor-aluno e a interferência da sociedade externa na educação a partir do filme “A Língua das Mariposas”, dirigido por José Luís Cuerda e inspirado em contos do autor Manuel Rivas. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir das metodologias pesquisa bibliográfica e análise de filmes, o primeiro com o objetivo de consolidar um referencial teórico e pesquisar o que já foi escrito sobre sobre filmes e educação, o segundo a fim de observar nas cenas do filme possibilidades de análise para explorar os temas como relação professor-aluno e educação e sociedade. A primeira parte deste trabalho explora o conteúdo das cenas que estão contextualizadas na escola relacionando com os textos de Paulo Freire que estão presentes nos livros “Pedagogia da Autonomia” com o intuito de observar como o convívio em sala de aula e os conteúdos apresentados podem se concretizar fora do ambiente escolar de maneira crítica. Na segunda parte, a análise de cenas fora da escola tem como objetivo observar como os valores sociais que estão fora da escola podem interferir no processo educativo, utilizando de artigos que trazem crítica e contextualização histórica do filme, e também, textos dos livros “Pedagogia da Autonomia” e “Pedagogia do Oprimido”, para poder compreender como o que ocorre na sociedade influencia diretamente na educação do indivíduo.
Palavras-chave: Educação; Filme; Escola; Sociedade; Paulo Freire.
Autor: Angelo Rafael Paiffer de Camargo
Orientadora: Tacyla Agum Theotônio de Lima
Banca avaliadora: Juliana Regina Basilio e Cláudio Ferraz Zioli
Data: 16/12/2025 às 14h
Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)
3) Título: Infância brincante: o brincar como liberdade, direito e tempo presente na educação infantil
Resumo: Este trabalho discute o brincar como direito fundamental da infância e como linguagem própria que estrutura o modo de ser e existir da criança. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, buscou compreender como os principais marcos legais e teóricos da Educação Infantil abordam a efetivação do brincar. Foram analisados documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de autores que discutem a infância e o brincar sob diferentes perspectivas, com destaque para Tizuko Morchida Kishimoto, referência central nos estudos sobre o brincar como linguagem estruturante da infância. A análise também dialoga com produções culturais, como o projeto Território do Brincar, que evidencia a importância de práticas pedagógicas sensíveis e abertas à ludicidade, e o curta-metragem O fim do recreio, que denuncia a tendência de escolarização precoce e a supressão dos espaços de liberdade das crianças. Os resultados da reflexão apontam que, embora o brincar esteja assegurado na legislação e reconhecido pela teoria, sua valorização na prática educativa ainda enfrenta obstáculos, como rotinas rígidas e controle dos corpos. Conclui-se que garantir o brincar como direito inegociável é reconhecer a infância como tempo presente, pleno de potência, imaginação e criação.
Palavras-chave: Brincar. Crianças. Educação Infantil.
Autora: Laura de Medeiros Couto
Orientadora: Carolina Machado d’Avila
Banca avaliadora: Clara de Medeiros Couto e Karla Paulino Tonus
Data: 16/12/2025 às 16h
Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)
4) Título: Musicalizando a alfabetização: uma forma divertida e lúdica de ensinar nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Resumo: A alfabetização é uma etapa fundamental no desenvolvimento infantil, pois permite que a criança, por meio do conhecimento, participe de práticas de linguagem escrita e desenvolva autonomia no processo de aprendizagem. Aprender a ler e escrever é mais do que dominar um código: é inserir-se no mundo, ampliar a própria voz e participar de práticas sociais que constroem significados. Nesse sentido, este artigo investiga a contribuição da música como ferramenta pedagógica lúdica e significativa para o processo de alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental, analisando seus benefícios, os desafios de sua implementação e propondo práticas eficazes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, sustentada por autores como Freire (1996), Saviani (2008), Soares (2004), Brito (2003), Ferreiro e Teberosky (1985), Penna (2001) e Marcelino (1999). O estudo apresenta o uso de canções como recurso para o desenvolvimento da consciência fonológica, articulando teoria e prática docente. Conclui-se que a música é um recurso potente é necessário, capaz de transformar o ambiente escolar e promover um processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado, prazeroso e significativo.
Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem; Metodologia; Musicalização.
Autora: Andrezza Conceição Paula de Moura
Orientadora: Carolina Machado d’Avila
Banca avaliadora: Misael Sabino de Oliveira e Fernando César Pilan
Data: 16/12/2025 às 18h
Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)
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