Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 20h16 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 18h05

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:

I-    consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
II-    possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
III-    desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.

Para os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial no câmpus Boituva do IFSP, o Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório com carga horária prevista de 66,7 horas para sua realização. A disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para realização da pesquisa tecnológica, conceitos teóricos de projeto e elaboração da monografia.

O projeto do TCC deverá contemplar a realização e finalização de um trabalho de pesquisa científica e/ou tecnológica em nível de graduação que aborde assuntos diretamente ligados ao curso. Serão definidos professores orientadores do TCC para a supervisão dos alunos na realização do trabalho seguindo todas as exigências em relação à pesquisa, orientação e elaboração da monografia, artigo técnico-científico ou protótipo com artigo científico como de trabalho final de conclusão do curso (TCC).

A orientação do professor responsável será realizada por meio de encontros para apresentação e discussão do projeto, bem como através da utilização de laboratórios e equipamentos necessários ao trabalho. As normas para aprovação final do TCC bem como o formato dos trabalhos e formas de apresentação serão definidas em documento específico elaborado pelo NDE.