Página inicial > Horário de Atendimento > Institucional > Prêmios e Homenagens > O PIBID do IFSP Boituva em debate: Licenciatura em Pedagogia

O PIBID do IFSP Boituva em debate: Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h31

Em 08 de maio de 2019 (quarta-feira) foi apresentado no Grupo de Pesquisa Educação Política e Sociedade (GPEPS) o trabalho desenvolvido pelos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus IFSP Boituva junto à Escola Prof. Wanderley Rosa da Silva. Trata-se do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que conta com 9 (nove) bolsistas e estudantes voluntários.

O programa faz parte do incentivo à docência para a formação de professores da educação básica do país. O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007 e surgiu da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), buscando fomentar a iniciação à docência de estudantes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuação na escola pública.

Os objetivos do PIBID são:

a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
b) contribuir para a valorização do magistério;
c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica;
d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
e) incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e,
f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. (Portaria nº 260, de 30 de dezembro de 2010 - Brasil, 2010)

A estrutura do PIBID no IFSP tem como coordenadora a professora Zionice Garbelini Martos Rodrigues. O Núcleo de Iniciação à Docência (NID) Pedagogia envolve os campus Boituva, Campos do Jordão e Presidente Epitácio. A coordenadora de área em Boituva é a docente Eliane Aparecida Bacocina. O projeto conta com coordenadores voluntários também, que são os docentes: Agnes Cruz de Souza (Sociologia), Débora Rodrigues de Moura (Educação/Letras/Libras), Emerson Ferreira Gomes (Física), Luís Fernando Crespo (Filosofia) e Patrícia Neves de Almeida (Arte). A escola parceira é a EMEF Professor Wanderley Rosa da Silva e a professora supervisora Fabiane de Oliveira Ducini.

Os eixos de trabalho desenvolvidos no programa são:

a) O Brincar e suas manifestações;
b) Alfabetização e Letramento;
c) Alfabetização Científica;
d) Ciências Humanas.

Na exposição para o GPEPS, os discentes compartilharam o cotidiano e vivência na escola, bem como suas atuações, planejamentos, resultados de trabalhos desenvolvidos, experiências e aprendizados. As atividades desenvolvidas apresentadas foram relacionadas à Semana da Criança (Brincar pelo brincar), Semana do Halloween (Sequência didática de contação de histórias), Semana da Consciência Negra (Dinâmica com bexigas) e a exibição do Filme A dama e o vagabundo (com propostas de discussão sobre desigualdades e diferenças). Além do debate acerca do que se desenvolveu na escola, foram apresentados os desafios para o ano de 2019 no projeto.

O PIBID traz inúmeras contribuições para a formação de docentes do país e trata-se de programa fundamental na prática e experiência escolar dos licenciados. Vivenciar o espaço da escola e seus desafios não é possível sem o exercício efetivo do estar in loco.

As reuniões do GPEPS são abertas para o público e têm como objetivo disseminar não só os trabalhos desenvolvidos pela instituição, mas proporcionar para a comunidade interna e externa a oportunidade de debates significativos no campo educacional.