Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licenciatura em Pedagogia > Estágio Supervisionado
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 17h41 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 15h01

O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio tem como objetivo favorecer o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

A carga horária total do estágio supervisionado para a licenciatura é de 400 horas e deverá se iniciar no 5o semestre letivo do curso de pedagogia. A organização e distribuição desta carga horária está prevista no PPC do curso e no Manual de Estágio; conforme estabelecido nesses documentos a periodicidade para realização de cada uma das etapas será semestral, divididas no máximo de 4 etapas até alcançar a carga horária total de 400 horas do estágio obrigatório. A validação das horas de estágio obrigatório pelo aluno inicia com a celebração do Termo de Compromisso.

Para realização do estágio será observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria n. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Lei n. 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.

Considerando as diversas possibilidades de atuação do pedagogo, serão consideradas diferentes modalidades de estágio supervisionado que possibilitem uma ampla vivência de sua atividade profissional, articulando teoria e prática pedagógica. Assim, a carga horária total deverá contemplar os seguintes aspectos: Observação da Prática Pedagógica;  Intervenção/Participação e Regência: refere-se à vivência da docência. Para a regência de classe o professor da instituição conveniada assessorará o educando estagiário no preparo, execução e avaliação da atividade.

Mais informações no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia e no setor de extensão: https://btv.ifsp.edu.br/index.php/extensao.

Fim do conteúdo da página