Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Visita à Estação de Metarreciclagem

Visita à Estação de Metarreciclagem

• Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2014, 20h09
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42
  • Acessos: 1368

No dia 16 de abril, o diretor-geral do Campus Boituva, Bruno Nogueira Luz, o Coordenador de Extensão Lucivaldo Paz de Lira e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho Laércio Codato, visitaram as instalações da Estação de Metarreciclagem de Valparaíso de Goiás-GO, para conhecer o trabalho desenvolvido na instituição e articular parcerias para o desenvolvimento de projetos relacionados a metarreciclagem. Na oportunidade foi apresentado todo o processo de produção da Metarreciclagem que é um local de tratamento de resíduos eletrônicos e de capacitação de jovens e adultos em oficinas técnicas de informática, coordenado pela ONG Programando o Futuro. Dentre as atividades ali desenvolvidas destacam-se a incubadora de projetos e processos ligados à robótica, conhecido como Sala Hacker, onde são desenvolvidas soluções em robótica voltadas para a sustentabilidade e que tem uma relação muito próxima com o trabalho desenvolvido pelo IFSP Campus Boituva.
Segundo o diretor Bruno a visita foi de suma importância para conhecermos o trabalho realizado na Estação e a estrutura necessária para a construção da mesma, o que permitiu uma conversa com outros parceiros, como a Fundação Banco do Brasil (FBB) no dia seguinte, 17/04/2014, com vistas a uma parceria para que seja desenvolvido e instalado no Município de Boituva uma Estação de Metarreciclagem. Bruno ainda afirma que: “a proposta de uma Estação de Metarreciclagem para Boituva é envolver todos os parceiros, onde o papel do Instituto Federal, além de mediar e apoiar a instalação, teria como principal foco a destinação dos alunos oriundos dos cursos de Informática e Automação para atuarem na Metarreciclagem”.
A visita a Fundação Banco do Brasil permitiu também uma visão de outros projetos que podem ser desenvolvidos em parceria, e já estão sendo discutidas as propostas e desenvolvidas as estratégias para formalizar as parcerias. Na Fundação Banco do Brasil a equipe foi recebida pelo Diretor Marcos Frade e pelo sr. Francisco Alves, este que foi designado como contato para as futuras trativas.

Na foto, da esquerda para a direita: Laércio Codato, Bruno Luz, Francisco Alves e Lucivaldo Lira.