Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Campus Boituva recebe professor do Campus Campinas

Campus Boituva recebe professor do Campus Campinas

No dia 21 de agosto foi realizada uma reunião com a presença do grupo de trabalho que irá realizar um projeto de extensão com o título: "Automação de posicionamento de telescópio".
A reunião contou com a presença do professor Felipe Augusto F. Almeida, coordenador do projeto, do professor Ricardo Barz Sovat que é o co-autor do projeto e professor do campus Campinas, e dos alunos bolsistas Andressa dos Santos Miranda, Pedro Frate e André Carlos Barboza.

• Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2014, 19h28
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42
  • Acessos: 1358

Na ocasião foi feita uma apresentação pelo professor Sovat do escopo do projeto, sobre os tipos de telescópios, de como é feita a observação de astros e captura de imagens e também elaborado um cronograma de trabalho com as atividades e datas de realização.
O telescópio será montado pelos alunos e a automação adaptada por eles também, bem como o envio das imagens pela Internet.
Hoje em dia, com a facilidade de acesso à informação, é possível construir um telescópio em casa, com baixo investimento. Mas a observação de planetas e estrelas envolvem certos detalhes que devem ser levados em consideração.
Como se sabe, a Terra completa uma revolução a cada 24 horas o que faz com que os planetas e estrelas se movam no céu. Naturalmente, esse movimento é apenas aparente, mas cria um problema para o observador. Se olharmos para qualquer planeta sem o uso de instrumentos, ele aparentará estar na mesma posição do céu por muitos minutos. Mas se olharmos através de um telescópio o movimento da Terra será perfeitamente perceptível e em poucos segundos nosso planeta atravessará todo o campo de visão da ocular e sumirá, nos obrigando a corrigir o apontamento do instrumento a cada instante. Quanto maior o aumento, mais rápido o objeto cruza a ocular e em alguns casos nem dá tempo de fazer as observações.
Com a utilização de automação, é possível adaptar ao telescópio um sistema que corrija automaticamente a posição de observação, fazendo com que o objeto observado continue no campo de visão da ocular, podendo inclusive ser fotografado por câmeras de alta sensibilidade que exigem que o obturador fique aberto por vários segundos.
O objetivo é construir um telescópio, do tipo refletor Newtoniano com montagem Dobsoniana, que seja controlado à distância e que envie as imagens de planetas e estrelas através de um site na internet, acessível à população.
Será elaborado de uma maneira que demonstre a aplicação da automação em uma utilização que desperte o interesse do público jovem, dessa maneira divulgando o nome do IFSP na região e gerando demanda de matrícula para os cursos do IFSP.

Prof. Ricardo, Prof. Felipe, Andressa, Pedro e André

Prof. Ricardo, Prof. Felipe