Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP intermedeia doação de veículo para catadores de Boituva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP intermedeia doação de veículo para catadores de Boituva

Cerimônia realizada na manhã do dia 6 de maio no Câmpus Boituva marcou a entrega de um caminhão para a Coopera Boituva, cooperativa de trabalho de catadores e catadoras da cidade. A doação foi feita pela Fundação Banco do Brasil, por meio de uma parceria entre a prefeitura do município e o IFSP.

  • Publicado: Terça, 12 de Mai de 2015, 18h33
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42
  • Acessos: 1361

 

Cerimônia realizada na manhã do dia 6 de maio no Câmpus Boituva marcou a entrega de um caminhão para a Coopera Boituva, cooperativa de trabalho de catadores e catadoras da cidade. A doação foi feita pela Fundação Banco do Brasil, por meio de uma parceria entre a prefeitura do município e o IFSP.

Operando com apenas um caminhão desde que entrou em atividade, em junho de 2013, a cooperativa emprega 28 catadores, e atua ao lado da prefeitura de Boituva fazendo a coleta seletiva em 6 mil residências de 48 bairros da cidade. Com o novo veículo, a previsão é que a coleta alcance 65 bairros e passe a atender 12 mil residências.

O catador Moisés de Oliveira Antunes, presidente da Coopera Boituva, declarou que só em abril foram recolhidas na cidade cerca de 35 toneladas de materiais recicláveis e garantiu que com um caminhão a mais a equipe vai conseguir dobrar esse número. De acordo com ele, a coleta, além de ser a fonte de renda dos catadores, ajuda a proteger o planeta.

Reitor Modena participa da entrega de caminhão para cooperativa de catadores de Boituva. Crédito da foto: Daniela Villas Boas

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Marcos Frade, a doação contribui para garantir a dignidade e o aumento da renda dos trabalhadores da cooperativa, mas é, acima de tudo, um presente a toda a comunidade. “Quando o lixo recebe um tratamento adequado, todos são beneficiados”, declarou.

IFSP – O Instituto intermediou o processo de doação do caminhão, auxiliando a cooperativa com os trâmites legais e burocráticos. Além disso, o Câmpus Boituva assessora a cooperativa em questões relacionadas à gestão.

De acordo com o pró-reitor de extensão, Wilson Matos, ao apoiar iniciativas como essa a instituição reconhece a importância da sustentabilidade e do meio ambiente. “Temos que nos envolver além da sala de aula, trabalhando para empoderar a comunidade, pois essa é uma das bases para o desenvolvimento sustentável."

O reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, acredita que a função de um gestor público é contribuir para tornar a vida da população melhor – e isso pode ser feito, por exemplo, apoiando ações de preservação ambiental. “Alunos, professores e toda a comunidade serão beneficiados com o trabalho realizado pela cooperativa”, finalizou.

Além do reitor do IFSP, Eduardo Modena, e do presidente da Coopera Boituva, Moisés Antunes, participaram da cerimônia de entrega do caminhão o prefeito do município, Edson Marcusso, o diretor executivo da Fundação Banco do Brasil, Marcos Frade, o pró-reitor de Extensão do IFSP, Wilson Matos, o diretor do Câmpus Boituva, Bruno Nogueira, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Amilton Serrão, entre outras autoridades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página