Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP intermedeia doação de veículo para catadores de Boituva

IFSP intermedeia doação de veículo para catadores de Boituva

Cerimônia realizada na manhã do dia 6 de maio no Câmpus Boituva marcou a entrega de um caminhão para a Coopera Boituva, cooperativa de trabalho de catadores e catadoras da cidade. A doação foi feita pela Fundação Banco do Brasil, por meio de uma parceria entre a prefeitura do município e o IFSP.

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2015, 18h33
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42
  • Acessos: 1293

Operando com apenas um caminhão desde que entrou em atividade, em junho de 2013, a cooperativa emprega 28 catadores, e atua ao lado da prefeitura de Boituva fazendo a coleta seletiva em 6 mil residências de 48 bairros da cidade. Com o novo veículo, a previsão é que a coleta alcance 65 bairros e passe a atender 12 mil residências.

O catador Moisés de Oliveira Antunes, presidente da Coopera Boituva, declarou que só em abril foram recolhidas na cidade cerca de 35 toneladas de materiais recicláveis e garantiu que com um caminhão a mais a equipe vai conseguir dobrar esse número. De acordo com ele, a coleta, além de ser a fonte de renda dos catadores, ajuda a proteger o planeta.

Reitor Modena participa da entrega de caminhão para cooperativa de catadores de Boituva. Crédito da foto: Daniela Villas Boas

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Marcos Frade, a doação contribui para garantir a dignidade e o aumento da renda dos trabalhadores da cooperativa, mas é, acima de tudo, um presente a toda a comunidade. “Quando o lixo recebe um tratamento adequado, todos são beneficiados”, declarou.

IFSP – O Instituto intermediou o processo de doação do caminhão, auxiliando a cooperativa com os trâmites legais e burocráticos. Além disso, o Câmpus Boituva assessora a cooperativa em questões relacionadas à gestão.

De acordo com o pró-reitor de extensão, Wilson Matos, ao apoiar iniciativas como essa a instituição reconhece a importância da sustentabilidade e do meio ambiente. “Temos que nos envolver além da sala de aula, trabalhando para empoderar a comunidade, pois essa é uma das bases para o desenvolvimento sustentável."

O reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, acredita que a função de um gestor público é contribuir para tornar a vida da população melhor – e isso pode ser feito, por exemplo, apoiando ações de preservação ambiental. “Alunos, professores e toda a comunidade serão beneficiados com o trabalho realizado pela cooperativa”, finalizou.

Além do reitor do IFSP, Eduardo Modena, e do presidente da Coopera Boituva, Moisés Antunes, participaram da cerimônia de entrega do caminhão o prefeito do município, Edson Marcusso, o diretor executivo da Fundação Banco do Brasil, Marcos Frade, o pró-reitor de Extensão do IFSP, Wilson Matos, o diretor do Câmpus Boituva, Bruno Nogueira, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Amilton Serrão, entre outras autoridades.