Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Início das oficinas de "Raciocínio Lógico" e "Competência Leitora e Escritora"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Início das oficinas de "Raciocínio Lógico" e "Competência Leitora e Escritora"

INÍCIO DAS OFICINAS DE “COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA” E “RACIOCÍNIO LÓGICO”

 

Nos dia 19/09/16 e 20/09/16 terão início as oficinas de “Raciocínio Lógico” e “Competência Leitora e Escritora”.

 

As oficinais irão, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, trabalhar com algumas competências importantes para auxiliar nossos discentes na superação das dificuldades acadêmicas identificadas, por meio da atividade diagnóstica interdisciplinar, aplicada no início de 2016 a todos os alunos ingressantes.

 

As avaliações diagnósticas foram analisadas por uma comissão de docentes do IFSP, Câmpus Boituva e, a partir do resultado, foi possível identificar quais alunos necessitavam participar das referidas oficinas. O comunicado já foi enviado aos alunos. Fiquem atentos, com os dias e horários nos quais elas ocorrerão:

  • Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 20h10
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42
  • Acessos: 1146

 

Confira abaixo o cronograma das oficinas:

 

OFICINA DE COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA – 2016/2

 

- TERÇA-FEIRA

 

20/09, 27/09, 04/10, 11/10 e 18/10 – Prof. Fernando – Raciocínio e Interpretação

Pretende apresentar estruturas básicas do raciocínio e da argumentação. Desenvolver a habilidade de analisar logicamente a articulação entre conceitos, inferências e raciocínios dentro de textos. Realizar atividades de análise de argumentos cotidianos e científicos.  Dinamizar a competência leitora e escritora do aluno.

 

25/10, 01/11, 08/11, 15/11 - Profa. Tatiana – Leitura de textos não verbais e verbo-visuais

A oficina tem por objetivo o desenvolvimento da leitura de textos produzidos em linguagens não verbais (em especial na fotografia e nas artes plásticas, em que o sentido é produzido quase que exclusivamente por meio de imagens) e de textos verbo-visuais (em especial textos da publicidade, em que a linguagem verbal se associa a imagens no processo de produção de sentido). Com base em recorte de pressupostos teóricos de correntes da análise do discurso, o aluno será convidado a, ludicamente, realizar a leitura dos textos, que envolverá desde a sua percepção mais imediata até a interpretação com base na observação mais detalhada dos elementos constitutivos do texto e do contexto de sua produção. O primeiro encontro será dedicado à fotografia; os segundo e terceiro encontros serão dedicados à leitura de algumas obras de arte plásticas (com destaque para a pintura); e o último encontro será dedicado a peças publicitárias. 

 

22/11, 29/11 e 06/12 – Prof. Guilherme – Interpretação e produção de vídeos

Nesta oficina os alunos trabalharão em equipes na construção de um roteiro, cenários e filmagens de um vídeo no formato de Stop Motion, utilizando massinhas, sucatas, miniaturas e papeis diversos. Será uma oportunidade de ampliar o olhar a respeito da produção de mídia e ao mesmo tempo aprimorar habilidades de leitura, interpretação de texto e produção audiovisual.

 

- QUARTA-FEIRA

 

21/09, 28/09, 05/10, 12/10 e 19/10 Prof. Carlos – interpretação textual

Trabalhar interpretação a partir de textos jornalísticos que tratam de temas da atualidade. Por meio da oficina o professor irá orientar a compreensão do texto e que possuímos várias visões acerca do mesmo tema, de acordo com o editorial de cada periódico. Orientar os alunos para que os mesmos desenvolvam autonomia para identificar o problema, a tese e argumentação presentes em textos dissertativos. Desenvolver a capacidade escritora por meio de atividades sugeridas pelo professor e norteadas pelos textos lidos durante as oficinas.

 

26/10, 02/11, 09/11, 16/11 Prof. Marcelo – Interpretação de mapas, gráficos e tabelas

Desenvolver a capacidade leitora por meio de mapas, gráficos e tabelas. Além disso, trabalhar a competência escritora com atividades práticas.

 

23/11, 30/11 e 07/12 - Prof. Diogo – Interpretação por meio das músicas

Trabalhar a competência leitora por meio de canções do interesse dos alunos e sugestões do professor. Desenvolver a capacidade escritora por meio da resposta de questões propostas pelo professor, que irão nortear a interpretação da canção. Trabalhar como estruturar respostas para questões dissertativas.

 

OFICINA DE RACIOCÍNIO LÓGICO

 

Aula Data Dia da semana Professor Tema
1 19/09 Jair Operações básicas: multiplicação e divisão.
2 22/09 Andrea Testes de Habilidades Matemáticas.
3 26/09 Jair Operações básicas: multiplicação e divisão.
4 29/09 Andrea Testes de Habilidades Matemáticas.
5 03/10 Jair Operações básicas: multiplicação e divisão.
6 06/10 Andrea Operações básicas: multiplicação e divisão.
7 10/10 Théo Porcentagem.
8 13/10 Paulo Frações e Decimais.
9 17/10 Théo Porcentagem.
10 20/10 Paulo Frações e Decimais.
11 24/10 Théo Porcentagem.
12 27/10 Paulo Frações e Decimais.
13 31/10 Tiago Potências e raízes.
14 03/10 Emerson Equações do 1º e 2º grau.
15 07/11 Tiago Potências e raízes.
16 10/11 Emerson Equações do 1º e 2º grau.
17 14/11 Tiago Potências e raízes.
18 17/11 Emerson Equações do 1º e 2º grau.
19 21/11 Aline Regra de três.
20 24/11 Itamar Economia doméstica.
21 28/11 Aline Regra de três.
22 01/12 Itamar Economia doméstica.
23 05/12 Aline Regra de três.
24 08/12 Itamar Economia doméstica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página