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IFSP-Câmpus Boituva promove evento voltado para ações inclusivas

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 19h36
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Nos dias 20 e 21 de maio de 2019, o IFSP-Câmpus Boituva promoveu, sob organização do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e do curso de Licenciatura em Pedagogia, a II Semana de Ações Inclusivas.

O evento, que propiciou a reflexão e o debate sobre temas de suma importância para a sociedade, foi aberto a toda a comunidade de Boituva e região, mas de interesse particular para os discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, que deve conceder aos seus estudantes diferentes instrumentos que os conduzam  ao aprendizado sobre pessoas com deficiência. Cerca de 700 pessoas assistiram às palestras apresentadas durante os dois dias de programação.

As atividades foram iniciadas com as falas dos integrantes da Mesa de Abertura do evento,  composta pelo Diretor-Geral do Câmpus Boituva, Profº. Me. Flávio Aparecido Pontes, pela Presidente do Napne-Boituva, Profª. Ma. Débora Rodrigues Moura, pelo Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Profº. Me. Diogo Cómitre, e pela Vice-Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Boituva, Elma do Nascimento Ferrari.

Traçando um panorama das diferentes condições que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelecendo uma relação entre educação inclusiva, pesquisa aplicada e família, a primeira convidada do dia 20, a professora da Universidade Federal do ABC Priscila Benitez, doutora em Psicologia, ministrou a palestra “Estratégias comportamentais para intervenção com estudantes com autismo”. 

 

Priscila Benitez em palestra sobre Autismo

Priscila Benitez em palestra sobre Autismo

 
Na segunda etapa, a mestra em Saúde Coletiva, Políticas e Gestão em Saúde Ana Carolina Diniz Rosa Cómitre ministrou a palestra “Reflexões sobre a inclusão e a convivência coletiva em tempos difíceis”, por meio da qual apresentou estudos e práticas norteadoras da construção de equipes multiprofissionais.

O segundo dia de programação foi dedicado aos temas “surdez”, “cegueira” e “surdocegueira”.


No período matutino, a docente de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de São Carlos Teresa Cristina Leança ministrou a palestra “O surdo no caminho da alfabetização”. Leança é surda e fez sua apresentação por intermédio de um falante.

A segunda palestrante do dia, a também docente e surda Maria Carla Moller da Silva, Especialista em Educação de Surdos e Libras, trouxe o trabalho “Escola inclusiva para alunos surdos, uma realidade cheia de desafios”, apontando questionamentos sobre o preparo das escolas regulares para receber crianças e adolescentes com necessidades especiais.

 

Maria Moller em palestra sobre Educação Inclusiva para Surdos

Maria Moller em palestra sobre Educação Inclusiva para Surdos

 

O evento teve ainda a participação da surdocega Claúdia Sofia Indalécio Pereira, representante da Associação Brasileira dos Surdos e Cegos (ABRASC), ministrando a palestra “Ensino-aprendizagem de surdoscegos”, e  da pedagoga pós-graduada em Surdocegueira e Deficiência Múltipla Silvia Maria Estrela Lourenço, com “Multiplicidade de atendimentos na surdocegueira”.

Encerrando a programação, a docente do IFSP-Câmpus Boituva Elaine Andrade Peres Fernandes trouxe a palestra “As políticas públicas da educação básica voltadas aos surdos no século XXI: análise de documentos oficiais norteadores”, por meio da qual apontou resultados da pesquisa de mestrado que desenvolve na Unicamp.

Eventos como a II Semana de Ações Inclusivas fornecem subsídios para o planejamento de ações voltadas para a pessoa com deficiência, constituindo-se uma ferramenta fundamental no processo de construção de uma socidade mais justa.

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