Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > INCLUSÃO PARA QUÊ E PARA QUEM? DEBATE NO GPEPS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

INCLUSÃO PARA QUÊ E PARA QUEM? DEBATE NO GPEPS

  • Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 18h01
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 18h01
  • Acessos: 2475

No dia 22 de maio de 2019 (quarta-feira) foi realizado o último encontro semestral do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS – IFSP/BTV) que contou com a exposição da Pedagoga, Especialista em Libras e Mestre (Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) Débora Rodrigues Moura, docente do IFSP Campus Boituva.

Intitulado de “Os ouvintes no mundo dos surdos: reflexões sobre a identidade e culturas surdas” o diálogo foi permeado por questões referentes às culturas (vistas de maneira plural), identidades, línguas e o cenário que envolve as diferenças. Com o suporte do artigo disponibilizado para a discussão “Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos” [SKLIAR, C. & QUADROS, R. Revista Estilos da Clínica, n. 5 (9), pg. 32-51, 2000] abordaram-se as novas roupagens da tolerância, aceitação, pluralismo e diversidade num contexto de exclusão disfarçado de inclusão. O centro dos debates pautou-se no fato de que os ouvintes (falantes) não compartilham das experiências visuais enquanto surdos e, com isso, interfere-se no processo de alteridade deficiente. Esta foi a premissa que instigou o problema do ouvinte no mundo dos surdos.

A discussão foi enriquecida em virtude da II Semana de Ações Inclusivas do IFSP Campus Boituva (realizada em 20 e 21 de maio). Muitos dos debates empreendidos e dimensionados pelo evento foram retomados, referenciados e abordados em meio às reflexões propostas pela professora Débora e os participantes da reunião do GPEPS.

Em agosto os encontros serão retomados e a programação (em fase de elaboração) será divulgada. Todas as reuniões do GPEPS são abertas ao público e ocorrem às quartas-feiras (quinzenalmente às 16h e 18h).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página