Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Residência Pedagógica: Aberta seleção para professores preceptores

Residência Pedagógica: Aberta seleção para professores preceptores

• Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 11h12
  • Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 11h12
  • Acessos: 973

O IFSP está com processo seletivo aberto para professores preceptores do Programa de Residência Pedagógica. São oferecidas 42 vagas, distribuídas entre os municípios de Araraquara, Birigui, Boituva, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, Registro, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga.

Os preceptores deverão orientar as atividades dos residentes acadêmicos das Licenciaturas oferecidas pelo IFSP, que serão desenvolvidas durante o período de residência pedagógica. Entre os requisitos para participar da seleção estão: possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica e ser professor em uma das escolas habilitadas e ministrar disciplina na área. A relação das escolas conveniadas estão disponíveis no Anexo 1 do Edital nº 277/2020.

Os professores selecionados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 765,00, pelo período de até 18 meses, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições são realizadas apenas eletronicamente, os candidatos deverão enviar toda documentação necessária em formato .pdf para o respectivo e-mail do docente orientador vinculado ao IFSP e responsável por coordenar o núcleo, conforme indicado na tabela 1 do Anexo 1, até 13 de agosto. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 277/2020

O resultado preliminar está previsto para 20 de agosto, e o final será divulgado no dia 21 de agosto.

Residência Pedagógica - O Programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O Programa trabalha para implementar projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Para isso o IFSP possui professores orientadores e professores preceptores, que serão responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na conveniadas.