Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Residência Pedagógica: inscrições até 25 de agosto
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Residência Pedagógica: inscrições até 25 de agosto

  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h53
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h53
  • Acessos: 367

O IFSP está com processo seletivo aberto até o dia 25 de agosto, para professores preceptores do Programa de Residência Pedagógica. São oferecidas 42 vagas, distribuídas entre os municípios de Araraquara, Birigui, Boituva, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, Registro, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga. Confira aqui a Retificação 02 do edital que altera o cronograma.

Os preceptores deverão orientar as atividades dos residentes acadêmicos das Licenciaturas oferecidas pelo IFSP, que serão desenvolvidas durante o período de residência pedagógica. 

Entre os requisitos para participar da seleção estão: possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica, ser professor em uma das escolas habilitadas e ministrar disciplina na área. A relação das escolas conveniadas estão disponíveis no Anexo 1 do Edital nº 277/2020 , na Retificação 01 e na Retificação 02 do edital.

Os professores selecionados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 765,00, pelo período de até 18 meses, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições são realizadas apenas eletronicamente, e os candidatos deverão enviar toda documentação necessária em formato .pdf para o respectivo e-mail do docente orientador vinculado ao IFSP e responsável por coordenar o núcleo, conforme indicado na tabela 1 do Anexo 1. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 277/2020 e em suas retificações.  

Com a alteração do cronograma, o resultado preliminar está previsto para 02 de setembro, e o final será divulgado no dia 08 de setembro.

Residência Pedagógica - O Programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O Programa trabalha para implementar projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Para isso o IFSP possui professores orientadores e professores preceptores, que serão responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na conveniadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página