Página inicial > O que é? > Últimas notícias > PIBID da Licenciatura em Pedagogia do IFSP- Boituva inicia suas atividades, agora com registro na CAPES

• Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 15h09
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 15h09
  • Acessos: 1715

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma das iniciativas do governo federal para aperfeiçoamento da formação inicial de docentes. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é o órgão que acolhe os projetos institucionais dos cursos de licenciatura do país, os seleciona, administra o trabalho realizado, bem como as bolsas concedidas.O programa tem como principal objetivo elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica.

O IFSP foi uma das instituições que, mais uma vez, foram contempladas para participação no PIBID (2020-2021). Nesse âmbito, conta com a coordenação institucional da professora Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva.

No Câmpus Boituva, durante os meses de setembro e outubro de 2020, foram realizadas ações para o planejamento do início das atividades, relativas ao PIBID do curso de Licenciatura em Pedagogia, contemplado pelo programa. Especificamente nos dias 17/09/2020, 01/10/2020 e 29/10/2020 tivemos reuniões conduzidas pelas professoras Ma. Débora Rodrigues Moura e Ma. Patrícia Neves de Almeida, que coordenam o programa no Câmpus Boituva.

Com o adiamento do início do programa pela CAPES o IFSP garantiu o oferecimento de um auxílio, a todos os estudantes selecionados, inclusive aos voluntários do Programa.

A partir do mês de outubro de 2020, agora com o registro na CAPES, por um total de 18 meses, os estudantes selecionados como bolsistas e voluntários desse programa atuarão, em parceria com uma escola pública de Boituva, a EMEF Prof. Olavo Lázaro Munhoz Soares. A professora dessa escola, selecionada para ser a supervisora do PIBID, é a docente Gisele Pompilio Ganzerli Gomes. Os estudantes selecionados atuarão nas aulas, juntamente com os educadores da instituição, ajudando a implementar propostas que possam produzir uma melhor qualidade de ensino.

Ao todo são 08 (oito) estudantes da Licenciatura em Pedagogia que receberão uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais por 18 meses pela CAPES, além de 02 (dois) estudantes da mesma licenciatura, voluntários nesse programa e que, de setembro a dezembro de 2020, receberão também bolsas mensais, essas fomentadas pelo próprio IFSP, pelo Programa de Formação de Educadores (PROFE).

Reunião por videoconferência com os estudantes do PIBID, com as coordenadoras do projeto, Débora Rodrigues Moura e Patrícia Neves de Almeida, e com a professora supervisora, Gisele Pompilio Ganzerli, Gomes, ocorrida em 01/10/2020, às 14h, com o uso da plataforma “Google Meet”. O encontro teve como objetivo apresentar os licenciandos à professora supervisora da escola pública contemplada e discutir as informações e procedimentos para o início das ações do PIBID. Contamos, também, com a estudante de PedagogiaThaís Marie Belasque, que como ex-pibidiana do Câmpus Boituva, nos auxiliou com dicas e ideias, a partir da sua vivência no PIBID.

Os 10 alunos que fazem parte do programa como bolsistas e voluntários são: Adriely Elissa Noqueli de Morais, Aline Vincoletto Vieira, Ayrton Gonçalves da Silva Lopes, Fernanda Pereira de Andrade, Izabeli de Oliveira Molinari Lopes, Jussara Oliveira de Pontes, Rosemeire Silva Porcino de Almeida, Sabrina Ferreira Santos, Stefani de Paula Medeiros e Taciane Aurora Alves.

Mais uma vez o IFSP participa com excelência na formação de nossos estudantes, contribui para a valorização da carreira docente, fomenta ações para permanência e êxito para os estudantes dos cursos de licenciatura da instituição, além de contribuir para o desenvolvimento de atividades junto a escolas públicas de educação básica!!!