Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Convite para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia (26/07/2023, quarta-feira)

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 21h11
  • Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 21h11
  • Acessos: 824

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todos e todas para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser realizada no dia 26/07/2023 (quarta-feira) às 8h no Laboratório de Pedagogia (sala 11).

Título do TCC: Escola, desigualdade e currículo: apontamentos sobre a reprodução social da ordem capitalista

Resumo: o presente estudo teve como objetivo principal compreender e refletir acerca da relação entre a escola, as desigualdades sociais e a articulação do currículo. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Bourdieu (1992), Althusser (1974), Silva (1999), Moreira e Silva (1994) e Arroyo (2015) que trazem contribuições acerca dos eixos: escola, desigualdade e currículo. A pesquisa permitiu analisar a instituição escolar como re(produtora) das desigualdades e o currículo como um dos mecanismos para a propagação dos interesses e a ideologia do Estado, controlado pela classe dominante, mantendo as relações de poder existentes. Por meio disso, observamos a importância da discussão e reflexão sobre os currículos escolares e seu papel no processo de ensino e aprendizagem para o sucesso ou fracasso escolar de estudantes pobres e marginalizados. Esperou-se contribuir, junto às pesquisas existentes, na reflexão sobre os currículos e práticas para uma educação humanista, inclusiva e de qualidade.

Palavras-Chave: escola; desigualdade; currículo.

Discente: Sabrina Stela Pedrozo de Lima

Orientadora: Profa. Dra. Agnes Cruz de Souza