Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Licenciatura em Pedagogia do IFSP campus Boituva realiza visita de campo à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF)

• Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2024, 19h41
  • Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 19h41
  • Acessos: 580

No dia 25 de novembro de 2023 (sábado), estudantes e servidores do IFSP Campus Boituva realizaram visita de campo à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do Movimento Sem Terra (MST), na cidade de Guararema.

Com recursos obtidos através do edital de Ações Universais do campus, a visita foi coordenada pela docente Agnes Cruz de Souza, com a colaboração da professora Carolina Machado D’ávila. A proposta de ida à escola visou proporcionar aos estudantes e servidores a vivência num modelo de escola fundamentada nas bases estruturantes dos movimentos sociais brasileiros, compartilhando de experiências desenvolvidas na ENFF, além de tratar das bases da pedagogia do campo, educação de jovens e adultos, debate sobre os temas tranversais e fundamentação da educação em Direitos Humanos.

A programação da visita teve como temática as questões étnico-raciais em razão do mês da Consciência Negra. Iniciamos as atividades com o café da manhã oferecido pela escola e seguimos para o Auditório Patativa do Assaré. Lá vivenciamos uma mesa excelente, com debate fazendo menção ao 20 de novembro intitulada “Faremos Palmares de novo: os desafios da questão étnico-racial no Brasil” com Wesley da Coordenação Nacional do MST, Rafael Pinto do CONEN e militante histórico do Movimento Negro Unificado (MNU) e a CoDeputada Estadual Simone Nascimento da Bancada Feminista (mandato coletivo pelo PSOL). Foram três falas com discussões potentes e muito enriquecedoras sobre a luta antirracista e a importância da reforma agrária no combate ao racismo e às desigualdades. A finalização da palestra se deu com a plantação de um baobá nos jardins da escola.

Em seguida, almoçamos e no período da tarde seguimos para a visita aos espaços da escola, guiada pelo militante, brigadista na ENF, gaúcho e historiador Everton. Aprendemos muito com ele, especialmente a história da construção e concretização do projeto da escola dos movimentos sociais. Foi construída num terreno comprado graças à ação de pessoas amigas do MST, como Sebastião Salgado que doou ao Movimento os direitos autorais de fotografias que tirou mundo afora sobre a situação de trabalhadores e Chico Buarque que fez o mesmo com o CD Terra, na década de 1990. Isso os torna mais grandiosos ainda! Amigos da luta popular pela terra.

Houve visita à Biblioteca, alojamentos, lavanderia, espaços culturais entre outros, erguidos com tijolos feitos ali mesmo, de terra e cimento. A construção foi concretizada por várias brigadas do MST, envolvendo grupos de pessoas do Brasil inteiro. A ENFF oferece cursos sazonais e temáticos, recebendo pessoas do mundo inteiro.

Após a visita guiada, finalizamos o dia com o café da tarde e mais algumas boas conversas com os demais grupos que também estavam em visita à escola, além das pessoas que faziam cursos no dia. Foi um dia rico e de muito aprendizado.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) cumpre plenamente a sua missão ao proporcionar experiências como esta. Expressamos nossa gratidão por poder aprender e vivenciar diferentes perspectivas e maneiras de compreender, atuar e ser no mundo, observando o letramento do universo e possibilidades das lutas sociais da classe trabalhadora concretizado na Escola Nacional Florestan Fernandes.