Página inicial > Processos Seletivos > FIC > Edital para processo de seleção para cursos FC

Edital para processo de seleção para cursos FC

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2015, 22h03 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h27

O Câmpus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, faz saber, que estarão abertas, de 01 a 23 de junho de 2015, as inscrições para o Processo Seletivo para os CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, gratuitos.

A seleção dos candidatos será definida pela ORDEM DE PONTUAÇÃO, de acordo com os requisitos:

- Empregabilidade;
- Renda;
- Preferencialmente candidatos em vulnerabilidade social
- Participação no dia de orientação sobre os cursos

Dos cursos, turnos, carga horária, vagas, descrição do curso e previsão de início:

Curso Turno Carga horária total Vagas Descrição do Curso
Eletricista Básico Noturno 40 20 Levar o aluno a compreender a origem e as principais características da eletricidade; reconhecer os principais elementos relacionados com eletricidade em ambiente doméstico; reconhecer perigos potenciais no manuseio de elementos elétricos; informar-se a respeito das normas trabalhistas existentes; perceber as vantagens potenciais de poder executar pequenos reparos domésticos; ser estimulado de considerar a área como uma alternativa profissional.
PCP (Planejamento e Controle da Produção) Noturno 80 30 Apresentar a teoria básica e métodos clássicos de administração da produção com ênfase na atividade de planejamento, programação e controle (PCP) de longo e médio prazos. Propiciar o estudo de situações envolvendo problemas típicos e reais em diferentes estruturas de programação e segmentos industriais.
Gestão de Pessoas Noturno 80 30 Conhecer os conceitos básicos que fundamentam a definição de políticas e práticas de gestão de pessoas, compreendendo suas principais atividades, procedimentos e impactos. Apreender o processo de formulação de políticas de gestão de pessoas, identificando os elementos necessários para sua implementação e avaliação.  Identificar e ampliar nos participantes suas principais qualidades e estilos de liderança, por meio do desenvolvimento de competências humanas, conceituais e de relacionamentos interpessoais. Refletir sobre a condição social do ser humano e suas implicações na organização do trabalho como atividade grupal. Discutir o conceito de liderança.
Metrologia Básica Noturno 40 20 O curso tem objetivo de promover o conhecimento dos principais instrumentos de medição, Paquímetro, Micrômetro, Goniômetro, Verificadores, Calibradores, Bloco Padrão e Relógio Comparador, identificando os tipos de ajustes utilizados em conjuntos mecânicos.
Informática Básica Noturno 40 20 Capacitar o participante deste curso para a utilização de recursos básicos de software para edição de textos, planilha eletrônica, recursos de comunicação na internet, software de sistema de apresentação e sistema operacional. Os recursos a serem abordados, proporcionarão a obtenção de conhecimentos para a realização de tarefas indispensáveis no dia-a-dia nas organizações e também no ambiente doméstico.
Agente de Inspeção de Qualidade Noturno 160 20 Como objetivo geral espera-se que o curso FIC 'Agente de Inspeção de Qualidade' capacite o aluno para atuar, inspecionar e avaliar a qualidade de produção de peças e produtos. Como objetivos específicos espera-se: Apresentar a evolução histórica do pensamento e do processo da qualidade nas organizações; Contribuir para a melhoria do processo produtivo de qualquer ramo de atividade; Identificar as principais ferramentas para o gerenciamento da qualidade e a melhoria contínua dos processos;
Agente de Observação de Segurança Noturno 80 20 Compreender a origem e as principais características da eletricidade; Reconhecer os principais elementos relacionados com eletricidade em ambiente doméstico; Reconhecer perigos potenciais no manuseio de elementos elétricos; Informar-se a respeito das normas trabalhistas existentes; Perceber as vantagens potenciais de poder executar pequenos reparos domésticos; Ser estimulado no sentido de considerar a área como uma alternativa profissional.
Total de vagas 160

Todos previstos para o 2º Sem. 2015. Mais informações no Edital 25/2015 abaixo :

{phocadownload view=file|id=693|text=Edital 025/2015 Cursos FIC 2º semestre de 2015|target=s}