Professora de Arte do IFSP Boituva apresenta trabalho no IV Colóquio Nacional Michel Foucault, em Uberlândia

No período de 02 a 04 de setembro de 2015, a Profa. Ma. Patricia Neves de Almeida, docente de Arte do IFSP Câmpus Boituva, participou do IV Colóquio Nacional Michel Foucault, na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Na ocasião, a professora apresentou o trabalho “Os dispositivos disciplinares e a profanação dos dispositivos”, o qual apresenta o conceito de Michel Foucault (2004) acerca do “dispositivo disciplinar”, no âmbito da obra “Vigiar e Punir: nascimento da prisão”, publicada originalmente em francês, no ano de 1975, bem como, a leitura desse conceito feita pelo filósofo italiano Giorgio Agamben (2009) no texto “O que é o contemporâneo? E outros ensaios”, além de sua contribuição filosófica com a proposta da “profanação” dos dispositivos de controle (2007). O problema de pesquisa surgiu da necessidade de aprofundamento conceitual sobre as práticas de controle presentes no ambiente escolar, de modo a compreender a abrangência e as modalidades do dispositivo.

• Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2015, 17h25
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 19h42

A pergunta norteadora da investigação foi: Qual é o limite e as formas do dispositivo disciplinar? A hipótese é de que, com o tempo, o dispositivo ganha novas modalidades na dinâmica da sociedade, se adaptando às exigências da lógica capitalista. A pesquisa possui abordagem qualitativa e tem como modalidade a pesquisa bibliográfica. O estudo envolveu a análise do conceito de dispositivo em Foucault (1979; 2004) e Agamben (2009) e de profanação com Agamben (2007). O objetivo da pesquisa era desenvolver o sentido do “dispositivo disciplinar”, observando suas formas e a sua relação com os processos de subjetivação. Dessa maneira, refletindo sobre a presença do dispositivo na educação, pensando em um novo uso do dispositivo, por meio da profanação da norma. As considerações de Agamben (2007) sobre o “profanar” trazem uma nova perspectiva para a relação sujeito-dispositivo.