Semana da Consciência Negra - 2022

• Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 20h19
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 16h02

Na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, ocorreram, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP- Campus Boituva, eventos relacionados ao Dia da Consciência Negra.

Pela manhã, sob a orientação do professor Ivan Ricardo Rodrigues Carriel e coordenação da estudante da Licenciatura de Pedagogia Maria de Lourdes de O. A. Camargo, foi realizada a Oficina de Bonecas Abayomi.

O objetivo dessa atividade foi oferecer aos participantes uma experiência prática e um espaço de reflexão quanto à importância histórica e cultural das bonecas Abayomi. Durante a oficina, foram abordados aspectos culturais da história e cultura afro e sua influência na cultura brasileira, bem como, a valorização da diversidade e o respeito por ela. Além disso, foi oferecido aos participantes um kit com as peças da boneca Abayomi para que realizassem a construção dela.

No período da tarde, a professora Adriana Nascimento de Jesus realizou a palestra: “A representatividade do negro nas mídias: o papel da escola nessa discussão”.

Consideramos importante abordar essa temática, pois apesar de representar mais da metade da população brasileira, os negros ocupam apenas 4% dos trabalhos no meio televisivo. Além da falta de representatividade na mídia, os negros, quando aparecem, são representações estereotipadas ou suas imagens são vinculadas nas propagandas a produtos baratos e populares. Ao longo dos anos, a indústria cultural validou o que era padrão e o “perfeito” (nesse caso, pessoas brancas e de cabelos lisos) reforçando o estereótipo do negro, associando-o a características negativas. O objetivo da palestra foi discutir a respeito da falta de representantes negros nas mídias nacionais e refletir como a escola pode contribuir com essa discussão, ajudando na autoestima dos estudantes e suscitando o tema nas demais esferas da sociedade.