Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formação: O papel central das bibliotecas, clubes de leitura e agentes culturais na formação de leitores

  • Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2025, 20h00
  • Última atualização em Terça, 17 de Junho de 2025, 15h27

Local: Auditório do IFSP-Campus Boituva

Dia e Horário: 04/07/2025 das 14h às 17hs

Responsáveis: Charlene Lemos e Janine Durand

Link para Inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/13537/ 

O projeto Voo Literário, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Boituva, promoverá no dia 4 de julho, das 14h às 17hs, um espaço de troca de saberes visando aprofundar e inspirar cada participante a pensar estrategicamente, e atuar coletivamente, para o fomento da leitura literária e formação de leitores em seu território. Com ampla experiência na área, as formadoras propõem reflexões práticas e teóricas para entender o direito à literatura, os espaços públicos e suas bibliotecas, e o papel dos agentes e mediadores culturais no aprimoramento das políticas públicas, de projetos e ações, visando possibilitar os diálogos para criar bases sólidas e longevas no estabelecimento e consolidação de uma comunidade leitora.

PÚBLICO-ALVO

Gestores públicos, bibliotecários, professores, mediadores de clubes de leitura, estudantes e interessados.

PROGRAMAÇÃO

14h – Panorama teórico, bibliotecas, clubes de leitura e o papel dos agentes culturais

14h40 – Experiência prática de clube de leitura

15h20 – Intervalo

15h45 – O direito à literatura e o estabelecimento de pontes para formar leitores 

16h20- O Voo Literário

17h - Encerramento

 

FORMADORAS

Charlene Lemos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Diplomado en Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile) e mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes / USP (2012), atualmente está cursando o doutorado pela mesma Universidade. É gestora da Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp, Temática em Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de São Paulo, além de coordenadora e docente no curso Pós-graduação em Mediação de Leitura Literária do Centro Universitário Assunção, e tutora do EAD de Mediação de Clubes de Leitura do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo-SisEB. É mediadora do Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias junto com a Elisangela Silva e a Melina Isabel. 

Janine Durand

Educadora, fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes. Graduada em Pedagogia pela USP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em gestão de RH pela UNIP. MBA em Economia com foco em Cooperativismo - FUNDACE/USP. Extensão em Cooperativismo, Wagening School/Holanda. Especialista em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo.

Há vinte e cinco anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Coordenou o Núcleo de Incentivo à Leitura da Editora Companhia das Letras, o Planeta de Leitores da Editora Planeta e o Programa Prazer em Ler para o Instituto C&A e Itaú Social. Na Escrevedeira Centro Cultural Literário, forma anualmente centenas de mediadores de clubes de leitura. É também idealizadora e co-articuladora do Remição em Rede, que forma leitores em penitenciárias e em espaços de penas alternativas. Ganhou o prêmio internacional Ibeer Bibliotecas, idealizou e coordenou o EAD de  Mediação de Clubes de Leitura, que formou centenas de bibliotecários nos últimos anos, e é mentora e consultora do PraLer. Idealizadora e Coordenadora do Voo Literário, em Boituva. 
Foi jurada dos prêmios Jabuti, IPL, LiteraSampa e Barco à Vapor. Co-autora do livro Clubes de Leitura – uma aposta nas pequenas revoluções (Solisluna-Emília, 2024)

registrado em:
Fim do conteúdo da página