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Projetos

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 18h13 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 19h08

ANO 2014


O Campus Boituva teve 05 projetos aprovados no Edital 04/2014-CEX:

"Capacitação para a Técnica de Stop Motion"
-Professora: Valdinéia Gomes Maciel
-Bolsista: Gabriel Melo Costa

A proposta de estudo é estimular a criatividade, fomentar discussões sobre as possibilidades de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação) nos diversos meios artísticos, mediar conhecimentos teóricos sobre Stop Motion, produzir Stop Motion através da sequência de fotografias dando movimento aos objetos e sons através de software próprio para isto, e oportunizar a experiência do trabalho em equipe de produção, para isto distribuindo funções dentro do grupo

"Sistema Inteligente para Controle de Cadeira de Rodas"
-Professor: Fernando Vernal Salina
-Bolsista: Matheus Sousa Bezerra


O objetivo do projeto é criar um sistema, baseado em técnicas de Inteligência Artificial, que possa identificar, a direção para a qual o usuário está olhando e assim movimentar uma cadeira de rodas.

"O Uso da Informática como Ferramenta Auxiliar na Educação de Deficientes    Visuais Através do EAD"
-Professora: Andreza Silva Areão
-Bolsista: Robson Muniz Stefaneli Slavazzini

A proposta de estudo é analisar o uso de ferramentas computacionais disponíveis no mercado para auxílio ao deficiente visual, por exemplo, realizar a análise dos leitores de tela como meio de acesso aos AVAs pelos deficientes visuais totais, para uso em cursos técnicos e de nível superior, com isto identificar a viabilidade de um deficiente visual realizar um curso à distância mediado por AVAs.
Através da análise das normas de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C) e do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) será possível sugerir regras para que os cursos oferecidos virtualmente sejam acessíveis aos deficientes visuais.

 

"Onde Estamos?"
-Professor: Thiago Pedro Donadon Homem
-Bolsista: Alessandro dos Santos


Este projeto tem por objetivo divulgar o IFSP e apresentar à comunidade uma instituição federal distribuída por todo o Estado de São Paulo e que desenvolve programas de ensino, pesquisa e extensão para este público e que atende aos interesses deste público.


"III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus"
-Professor: Felipe Augusto Ferreira de Almeida
-Bolsista: Ana Clara de Lima Ribeiro

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP (SNCT) tem como objetivo divulgar ao público regional a instituição e as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino técnico e tecnológico e, fornecer aos seus participantes um espaço para apresentação e discussão de desenvolvimentos técnico-científicos através de sessões técnicas e palestras temáticas. Ainda, visa estimular o interesse cientifico, a iniciativa experimental, o desenvolvimento da criatividade dos alunos, de sua aprendizagem, e da capacidade de trabalhar em equipe, além da integração das unidades de ensino.

O Câmpus Boituva teve mais 02 projetos aprovados no Edital 176/2014-PRX:

"Telescópio Automatizado para fins didáticos"
-Professor: Felipe Augusto Ferreira de Almeida
-Bolsistas: Pedro Bernardo Frate; André Carlos Barboza; Andressa dos Santos Miranda;

O projeto consiste na automação do controle de posição de um telescópio do tipo refletor Newtoniano com montagem Dobsoniana e a disponibilização das imagens capturadas via internet. É o prosseguimento de um projeto de extensão implementado no campus ao final do ano de 2013, em que o modelo reduzido foi criado para demonstrar aos alunos como poderia ser realizado o controle de uma unidade real.

"Tecendo Prosa"
-Assistente Social: Lívia Pereira de Paula
-Bolsistas: Kelly Bernardino de Oliveira; Daiane Laís da Cruz Moreira; Giovana Borges Evangelista; Suelen Prestes;

O projeto tem o objetivo de trabalhar com artes integradas, foi subdividido em três etapas: artes cênicas, artes plásticas e músicas e artes audiovisuais. Cada etapa propõe a realização de uma oficina temática com inscrições limitadas e um evento dentro da mesma temática com participação aberta a todos os interessados.

 

 

ANO 2015


O Câmpus Boituva teve 01 projeto aprovado no Edital 990/2015-PRX:

“Cine IFSP: Exibição mediada de filmes de arte”
-Professora: Patrícia Neves de Almeida
-Bolsistas: Beatriz Camilo de Arruda, Renato Dias de Souza

“Cine IFSP” é uma proposta de extensão que envolve a exibição mediada de filmes de Arte, nas dependências do Instituto Federal de São Paulo, no campus Boituva. A ideia é oferecer Filmes de Arte a toda comunidade escolar, propiciando ao público a apreciação de filmes que não se configuram como produtos da cultura de massa, nem servem ao “cinema comercial”, por terem um tratamento estético. Além de preparar o público para a leitura da obra cinematográfica, o objetivo é promover a contextualização do filme, ressaltando aspectos históricos e filosóficos.
Para tanto, haverá a utilização de parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa (2004), no que concerne à leitura e à contextualização, bem como da metodologia de análise fílmica de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (1994). Haverá ainda, dentro dessa proposta, a exibição de curtas-metragens para os alunos regulares do instituto, no intervalo entre os períodos da manhã e tarde, não havendo o momento de contextualização mediada pela professora, apenas a apreciação das obras, no intuito de prover Arte no intervalo dos períodos.


O Câmpus Boituva teve mais 07 projetos aprovados no Edital 01/2015-BTV:

“Avaliação de Comunicabilidade de Softwares de Redes Sociais para Público Surdo”
-Professor: Ricardo Pezzotti Schefer
-Bolsista: Talita Nascimento de Oliveira

O projeto irá estudar a comunicação através do método MAC, onde serão observadas as comunidades surdas utilizando softwares de redes sociais através de filmagens e posterior análise dessa interação pela metodologia MAC que está focada na validação de determinadas partes, consideradas críticas, da aplicação. Esse método basicamente é composto em uma abordagem sequencial, em três fases, que consistem em preparar, executar os testes e por último realizar a análise dos dados.


“Valorização das Africanidades”
-Assistente em Administração: Paulo Fabricio Roquete Gomes
-Bolsistas:  Graziele Ferras Lima, Jaine da Silva Santos


Desde de 2003 com a publicação da lei 10.639 o governo brasileiro instituiu o estudo da cultura africana e afro brasileira nos currículos escolares, posteriormente esta lei foi alterada para que se fosse incluso também o estudo da cultura indígena (Lei 11.645). Porém, mais do que o cumprimento de uma lei é necessário que as escolas estejam preparadas para alterar costumes impregnados há séculos, este processo é lento e delicado, e é exatamente por entender que este processo precisa ser iniciado nos Institutos Federais e, sabedor de que a cultura serve como referência e orientação, sendo instrumento importante e necessário para que possamos resgatar dívidas há muito esquecidas, proponho a realização do Projeto de Valorização das Africanidades promovendo o conhecimento e a propagação da cultura africana e afro brasileira, para que a comunidade escolar possa entender, respeitar e integrar, aceitando as contribuições das diversas culturas oriundas das matrizes culturais presentes na sociedade brasileira, incentivando o negro a apreciar sua imagem, a beleza de sua cor, de seus cabelos; enfim, dar oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco melhor o Brasil, conhecerem um pouco melhor a sua história.


“Feira de Recrutamento”
-Professor: Israel Mendes da Silva
-Bolsista: Ana Clara de Lima Ribeiro

Este projeto tem por finalidade que o IFSP Campus Boituva, possa contribuir diretamente com a inserção de nossos alunos ao mercado de trabalho. O sucesso profissional dos alunos do Câmpus se tornaram exemplos positivos na sociedade na qual estamos inseridos, possibilitando assim a captação de novos alunos. Este projeto possibilitará ainda estabelece uma proximidade com as empresas da região do Câmpus, possibilitando futuras parcerias, de desenvolvimento de pesquisas aplicadas, visitas técnicas, uma forma de pesquisa de demanda de novos cursos entre outras possiblidades.


“Coral IFSP Boituva”
-Professor: Luiz Egídio Costa Cunha
-Bolsista: Nayara Rodrigues de Camargo

O Coral do IFSP Boituva foi criado baseado na concepção de que a música é elemento natural do ser humano e constitui expressão artística e cultural da sociedade, perpetuando seus costumes, crenças e sua arte. Dentro do grande espectro das possibilidades de expressão musical, o canto é aquele que faz uso explicito da fisiologia humana, i.e., ao cantar o homem torna-se um instrumento musical natural em sua própria concepção biológica. Desta forma, o ato de cantar representa para o homem a comunicação de sua essência, que é compartilhada com todos que participam com ele do canto, e com aqueles que ouvem sua voz em exposição musical. São convidados a participarem do coral toda a sociedade, especialmente os funcionários do Instituto, seus alunos, seus parentes e toda a sociedade boituvense. Um especial acolhimento será feito a participantes que estejam na “melhor idade”.
O coral do IFSP Boituva prioriza o canto como expressão da cultura humana. Com isso, evidencia-se que técnicas apuradas de canto não são demasiadamente valorizadas, e sim a participação e construção coletiva da música de seus participantes em suas competências e habilidades naturais. Os participantes são convidados a contribuírem com os cânticos de acordo com suas possibilidades de tempo, disponibilidade e interesse. A interpretação artística e cultural é valorizada nas apresentações de forma a constituir um momento de envolvimento entre coristas e plateia gerando uma construção da Arte.


“Documentário: loucos, varridos, para debaixo do tapete”
-Professor: Diogo Comitre
-Bolsistas: Gabriel Melo Costa, Natália Birelo Aparecido

Este projeto trata-se de um documentário produzido por uma equipe multidisciplinar, com profissionais do IFSP/Boituva; profissionais do Setor de Comunicação da Reitoria do IFSP; alunos e voluntários. O documentário explora a temática da Saúde Mental, revelando a situação dos hospitais psiquiátricos da região metropolitana de Sorocaba/SP, considerado o maior pólo de institucionalização da doença mental no país (http://www.use.ufscar.br/news/professor-do-campus-sorocaba-recebe-premio-por-pesquisa-sobre-mortes-em-hospitais- psiquiátricos). O modelo de tratamento proposto é da hospitalização das pessoas em situação de sofrimento mental, culturalmente conhecidas como “loucas”. Partindo da crítica desse modelo, procuraremos discutir a situação da hospitalização a partir das diretrizes do Movimento da Reforma Psiquiátrica, da Política Nacional de Saúde Mental e de algumas experiências de desintitucionalização que ocorreram em outros municípios (VIEIRA, VICENTIM, FERNANDES, 2003; HARARI, VALENTINI, 2001; CAMPOS, HENRIQUES, 1997). O vídeo terá um caráter educativo, no sentido de desmistificar a loucura, discutir o respeito às diferenças e estimular uma postura de tolerância, humanização e defesa do direito de liberdade e cidadania (PITTA, 2001).
A proposta é que esse material seja utilizado como instrumento de conscientização em instituições de ensino, através de debates com os envolvidos no projeto e, principalmente entre alunos, professores e comunidade. A expectativa deste trabalho é de contribuir para a promoção do respeito à diversidade, além de mostrar a importância da convivência com as pessoas que possuem uma trajetória na saúde mental, seja como ex-morador de manicômios ou usuários dos serviços de saúde mental. Considera-se relevante a formação ética, política e humanizada, que permita a reflexão crítica sobre as produções humanas.


“Robótica direcionada ao Estudo”
-Professor: Sergio Augusto Godoy
-Bolsista: Felipe Barros Varjão

Robôs de todos os tipos têm sido fabricados e comercializados há bastante tempo para aplicações industriais. Atualmente os kits de robótica vem auxiliando em muito o aprendizado de alunos por todo o mundo, despertando a curiosidade e deixando o aprendizado muito interessante, proporcionando uma união do entretenimento com a educação. Dentre as áreas de robótica, os robôs móveis de pequeno porte são os que possuem mercados em franca expansão.


“Divulgação do Software Livre para a Comunidade de Boituva”
-Professor: Sergio Augusto Godoy
-Bolsista: Francisco Alves Pereira Junior

A filosofia de software livre, apesar de ser bastante presente no ambiente acadêmico nos cursos de informática, ainda não tem uma divulgação muito grande nas outras áreas acadêmicas, muito menos na comunidade geral. Este projeto vem como uma maneira de divulgar mais esta filosofia de software e permitir que o público em geral tenha conhecimento deste tema e possa conhecer mais a respeito desta área, que está em grande desenvolvimento na informática.


O Câmpus Boituva teve mais 02 projetos aprovados no Edital 41/2015-BTV:

“Assessoria à Cooperativa de Catadores de Reciclagem do Município de Boituva – Parte II”
-Professora: Tatiana Bussaglia
-Bolsista: Emanueli Caroline Barra Nunez

O presente projeto tem como principal objetivo auxiliar os trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Reciclagem de Boituva para melhor qualidade e eficiência no trabalho, e a qualidade de vida dos mesmos. Para tanto, foram identificadas duas necessidades principais: conscientização da população na destinação adequada dos resíduos sólidos, e profissionalização da cooperativa e seus cooperados. Por isso, este projeto envolverá a conscientização ambiental dos munícipes, através de palestras em escolas, empresas, distribuição de cartazes e panfletos (haverá tentativa de parceria com empresas para a viabilização dos panfletos) sobre a coleta seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Boituva.
Haverá também uma Oficina de Informática e Gestão para os cooperados e seus familiares, com um total de 20 vagas. Nesta oficina serão ministradas aulas de informática básica, gestão empresarial, cooperativismo, gestão financeira, finanças pessoais, sustentabilidade, liderança e qualidade no atendimento. O aluno bolsista auxiliará na Oficina e também na divulgação da cooperativa e das questões ambientais ligadas ao lixo no município.


“Elaboração do Curso de Informática Básica para Surdo”
-Professor: Ricardo Pezzotti Schefer
-Bolsista: Jéssyca Alyne Ramos da Silva Araujo

Segundo fonte IBGE 2010, existem hoje no Brasil cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva sendo 2,2 milhões de pessoas surdas. O surdo, diferente do deficiente auditivo, é aquele que perdeu a audição antes do letramento, ou seja, não conhece sons e não foi alfabetizado.
O projeto tem por objetivo criar um curso de informática básica para o público surdo do município de Boituva.

 

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