Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licenciatura em Pedagogia > Eventos > Apresentação de TCC da Licenciatura em Pedagogia: Sara Gabriele de Souza Pereira (05/12/2025)
Início do conteúdo da página

Apresentação de TCC da Licenciatura em Pedagogia: Sara Gabriele de Souza Pereira (05/12/2025)

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 17h43 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 17h43

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todas e todos para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser realizada em 05 de dezembro de 2025.

Título: O desafio da inclusão efetiva: alfabetização e pertencimento de crianças com TEA na intersecção entre políticas e práticas

Resumo: O presente trabalho busca compreender como práticas pedagógicas alfabetizadoras podem favorecer a socialização, o desenvolvimento da linguagem escrita e o sentimento de pertencimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com comorbidades em escolas regulares que buscam ser inclusivas. Fundamentado teoricamente em autores como Lev Vigotski, Emília Ferreiro e Magda Soares, adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, com análise crítica de referenciais teóricos e documentos legais, incluindo a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Decreto nº 12.686/2025). A investigação propõe refletir sobre como as práticas mediadas pelo educador podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de estudantes com TEA com comorbidades, destacando a importância da mediação, da interação e da criação de ambientes alfabetizadores inclusivos. Os resultados apontam que a alfabetização, quando compreendida como um ato social e afetivo, é capaz de promover não apenas a aprendizagem da leitura e da escrita, mas também o reconhecimento do sujeito em sua singularidade, fortalecendo vínculos e o sentimento de pertencimento. Conclui-se que a inclusão efetiva exige mais do que políticas; requer práticas pedagógicas sensíveis, formação docente contínua e compromisso político com a diversidade

Palavras-chave: Alfabetização inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Pertencimento escolar.

Autora: Sara Gabriele de Souza Pereira

Orientador: Ivan Ricardo Rodrigues Carriel

Banca avaliadora: Renata Reis dos Santos e Jociane Marthendal Oliveira Santos

Data: 05/12/2025 às 09h

Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)

Fim do conteúdo da página