Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Técnico em Automação Industrial > Estágio Supervisionado / Jovem Aprendiz
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado / Jovem Aprendiz

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 17h41 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 17h37

O estágio, conforme art. 1o da Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

 

O estágio curricular supervisionado tem caracter optativo. O aluno poderá optar por realizar o estágio supervisionado, que tem como objetivo orientar os alunos do Curso Técnico em Automação Industrial a prática de atividades e hábitos profissionais, onde ele possa aplicar os principais procedimentos de automação de máquinas e equipamentos, promover a manutenção de máquinas e equipamentos, entre outros conhecimentos pertinentes a área de atuação.

 

O estágio somente poderá ser realizado concomitantemente ao curso, ou seja, ao aluno será permitido realizar estágio apenas enquanto estiver regularmente matriculado. Após a conclusão de todos os componentes curriculares, será vedada a realização de estágio supervisionado.

 

O estágio poderá ser realizado em empresas privadas ou órgãos governamentais, desde que acompanhados e supervisionados por um profissional da área na empresa e pelo professor orientador da Instituição.

 

As atividades realizadas durante o estágio supervisionado deverão vir ao encontro das habilidades e conteúdos trabalhados nas disciplinas, estando o aluno sujeito ao acompanhamento mensal, realizado através de relatórios entregues e submetidos à aprovação do professor orientador dentro da Instituição.

 

O Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Automação Industrial seguirá as normas de estágio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e deverá, obrigatoriamente, possuir vínculo direto com uma ou mais disciplinas do curso e demais atividades com vínculo a área de Automação Industrial desde que aprovadas pelo professor orientador do estágio.

 

Quando realizado, as horas efetivamente cumpridas deverão constar no Histórico Escolar do aluno. A escola acompanhará as atividades de estágio, cuja sistemática será definida através de um Plano de Estágio Supervisionado devidamente incorporado ao Projeto Pedagógico da Unidade de Ensino. O Plano de Estágio Supervisionado deverá prever os seguintes registros:

 

- Sistemática de acompanhamento com definição de possíveis campos/áreas para realização de estágios (atividades, carga horária e período);
- Objetivos;
- Identificação do responsável pela Orientação de Estágio;
- Identificação do responsável pela Supervisão de Estágio.

 

O estágio supervisionado, nesta modalidade de ensino, tem a função de levar o aluno ao aprofundamento nas práticas e hábitos profissionais. Nessa atividade o aluno poderá desenvolver projetos, conhecer sistemas, identificar tecnologias apropriadas, integrar-se com produtos da área, encontrar soluções e serviços de qualidade em termos de desempenho, disponibilidade, confiabilidade e segurança, a partir dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas do curso.

 

De acordo com a Portaria No 1204, de 11 de maio de 2011, em seu Art. 10: “o educando regularmente matriculado no IFSP poderá realizar estágio curricular supervisionado desde que atenda aos seguintes requisitos:


I. Ter, no mínimo, 16 anos completos na data de seu início do estágio;
II. Ter sua matrícula regularizada na CRA do campus, antes do início do estágio;
III. Atenda aos requisitos previstos no PPC, no caso de estágio obrigatório”

 

Ainda, de acordo com o Art. 43 “a realização do estágio do ensino médio, quando ocorrer, deverá ser concomitantemente ao período do curso e o acompanhamento será análogo ao dos estágios curriculares, devendo sua carga horária ser apostilada no histórico escolar. ”

 

A carga horaria do estágio será de 300 horas, sendo seu acompanhamento realizado pela Coordenação de Extensão do Campus, conforme Portaria no. 1204/IFSP, de 11 de maio de 2011, documentação norteadora da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Fim do conteúdo da página