Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Técnico em Automação Industrial > Trabalho de Conclusão de Curso
Início do conteúdo da página

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 20h16 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 18h51

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

 

- Art. 1º - O TCC tem por objetivos:
I. Proporcionar ao aluno uma oportunidade de mobilizar suas competências e habilidade para execução de um trabalho nas formas previstas no Artigo 7º;


II. Despertar o interesse pela pesquisa tecnológica, promovendo a inovação, como meio para a resolução de problemas;


III. Desenvolver a capacidade de planejamento para sistematizar o conhecimento sobre um objeto de estudo;


IV. Incentivar o empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de produtos ou serviços com potencialidade de comercialização;


V. Promover a interdisciplinaridade e a integração de diversas bases tecnológicas para a construção do conhecimento;


VI. Vivenciar o espírito crítico e reflexivo;


VII. Estimular a formação continuada;


VIII. Aprofundar o estudo no tema escolhido;


IX. Incentivar a consulta de bibliografia especializada, promovendo tratamento metodológico de investigação exaustiva no tema escolhido;


X. Aprimorar a capacidade de interpretação e crítica na área de atuação.


Art. 2º - O TCC deve ser desenvolvido individualmente ou dupla.


Art. 3º - Profissionais de outras instituições de ensino poderão atuar como co-orientadores, desde que seja aprovado pelo Coordenador de TCC.


Art. 4º - A realização do TCC contempla encontros semanais de 1hora/aula com o professor orientador, além do desenvolvimento de todas as demais atividades previstas, desde o planejamento até a apresentação oral.


Art. 5º - O TCC deverá obrigatoriamente possuir as seguintes características:
I. Carga horária mínima de 50 horas desenvolvida durante dois semestres letivos;


II. Apresentação e defesa oral e pública a uma banca examinadora para o tipo de TCC monografia;


III. A proposta do TCC deverá estar associada ao perfil estabelecido para o egresso do curso;


IV. As propostas de TCC serão avaliadas pelo Coordenador de TCC. No entanto, quando necessário, o Coordenador de TCC pode solicitar que a avaliação seja feita pelo Colegiado de Curso.


Art. 6º - A complexidade do trabalho proposto deverá ser compatível com o perfil profissional do egresso.


Art. 7º - O aluno deverá optar pelos seguintes tipos de documentos: monografia ou artigo técnico-científico. O tipo monografia exige a implementação de um software com o objetivo de promover articulação da teoria com a prática e o espírito científico. É obrigatório a entrega do software desenvolvido (código fonte e executável) para o tipo de documento monografia e também é obrigatório uma apresentação e defesa oral pública a uma banca examinadora. As definições dos tipos de documentos são apresentadas a seguir:


I. A monografia deverá contemplar a realização e finalização de um trabalho de pesquisa científica e/ou tecnológica em nível de graduação que aborde assuntos diretamente ligados ao curso. As normas para aprovação final da monografia bem como o formato dos trabalhos e formas de apresentação serão definidas em documento específico elaborado pelo Câmpus Boituva (MANUAL DO TCC);


II. É considerado um artigo técnico-científico, equivalente ao TCC, aquele no formato completo aprovado em uma revista ou evento científico. Nesses casos, a revista ou evento científico devem ter classificação webqualis superior ao estrato B5 nas áreas de Ciência da Computação ou Engenharias IV. O candidato deverá ser o primeiro autor da publicação e fazer referência ao IFSP no artigo. O certificado de apresentação e/ou artigo completo deverá ser encaminhado ao NDE, Orientador e Coordenador de TCC para avaliação.

 

 

- Sobre o TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório com carga horária de 50 horas, embora sua carga horária não integre a carga horária mínima do curso de acordo com o parecer CNE/CES Nº 436/2001. É desenvolvido mediante orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito obrigatório para obtenção do grau de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O aluno tem o prazo máximo de até o 10º dia letivo após o início do 5º Semestre para preencher o formulário para a escolha do orientador de TCC e o formulário de proposta de projeto de TCC, para iniciar as atividades. Para início do TCC o aluno deve estar aprovado na disciplina de “Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica” e ter sido aprovado em 50% dos créditos (1000 horas em disciplinas).


Tem por objetivo principal proporcionar ao aluno a oportunidade de mobilizar competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso, e aplicá-las na execução de um trabalho teórico e prático destinado a resoluções de problemas locais, regionais e nacionais da área em que se insere o curso. O aluno deverá optar pelos seguintes tipos de documentos: monografia ou artigo técnico-científico. O tipo monografia exige a implementação de um software com o objetivo de promover articulação da teoria com a prática e o espírito científico.


O TCC deve ser desenvolvido individualmente ou em dupla e ter apresentação e defesa oral e pública à uma banca examinadora, além de ser documentado, é obrigatório a entrega do software desenvolvido (código fonte e executável) para o tipo de documento monografia.


As regras de desenvolvimento e avaliação do TCC estão descritas em regulamento próprio, que está no final deste PPC. Esse regulamento é elaborado e avaliado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovado pelo Colegiado do Curso.

 

 

Formalização da Escolha do Orientador

Os alunos deverão formalizar a escolha do orientador por meio de um documento (Anexo I) que será entregue para o Coordenador de TCC.


No caso de troca ou desistência, a parte interessada deverá formalizar a decisão, a qualquer tempo, por meio de um documento (Anexo II).

 

 

Tipos de Documentos Aceitos como TCC

O aluno deverá optar pelos seguintes tipos de documentos: monografia ou artigo técnico-científico.

I. A monografia deverá contemplar a realização e finalização de um trabalho de pesquisa científica e/ou tecnológica em nível de graduação que aborde assuntos diretamente ligados ao curso. As normas para aprovação final da monografia bem como o formato dos trabalhos e formas de apresentação serão definidas em documento específico elaborado pelo Câmpus Boituva (MANUAL DO TCC);


II. É considerado um artigo técnico-científico, equivalente ao TCC, aquele no formato completo aprovado em uma revista ou evento científico. Nesses casos, a revista ou evento científico devem ter classificação webqualis superior ao estrato B5 nas áreas de Ciência da Computação ou Engenharias IV. O candidato deverá ser o primeiro autor da publicação e fazer referência ao IFSP no artigo. O certificado de apresentação e/ou artigo completo deverá ser encaminhado ao NDE, Orientador e Coordenador de TCC para avaliação.

 

 

Cronograma do TCC – 2016

Até 06/06/2016: Entrega do TCC encadernado
De 27/06/2016 a 01/07/2016: Período de Avaliação pelas bancas examinadoras

 

 

- Atribuições do Coordenador de TCC

I. Divulgar este regulamento, ao final de cada semestre, aos alunos que tem possibilidade de iniciar o TCC;


II. Cumprir e fazer cumprir na integralidade este regulamento;


III. Organizar os alunos para que todos tenham um professor orientador, com atribuição para essa atividade. A escolha do orientador é formalizada pelo ANEXO 1.  No caso de cancelamento, a parte interessada deve formalizar a decisão, imediatamente, por meio do ANEXO 2. Ambos documentos devem ser entregues ao Coordenador de TCC.


IV. Elaborar cronogramas e calendários e incluir no calendário acadêmico do curso;


V. Convocar reuniões;


VI. Constituir as bancas de avaliação do TCC, designar suas datas e comunicar aos interessados;


VII. Divulgar os resultados das avaliações;


VIII. Criar formulários e documentos pertinentes ao TCC e aos envolvidos;


IX. Receber o trabalho na versão final em cópia digital (ANEXO 3);


X. Mobilizar discussões com o NDE para avaliação e adequação desse regulamento;


XI. Divulgar as linhas de estudo dos docentes orientadores e o número de vagas oferecidas por cada docente;


XII. Aprovar os projetos de TCC, já analisados pelo orientador;


XIII. Solicitar ao orientador, quando for o caso, modificações nos projetos;


XIV. Verificar os alunos que atendem aos pré-requisitos para cursar o TCC (ter sido aprovado em 50% dos créditos em disciplinas e ter sido aprovado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica);


XV. Coordenar, quando for o caso, o processo de substituição de orientadores;


XVI. Fazer semestralmente cronograma de entrega do TCC e cronograma para período de apresentação para as bancas examinadoras.

 

 

Regulamento do TCC

 

Documentos - Anexos do 1 ao 7

 

Manual de Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

 

Fim do conteúdo da página