Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio > Estágio Supervisionado / Jovem Aprendiz > Cursos > Licenciatura em Pedagogia > Eventos Pedagogia > Apresentação de TCC da Licenciatura em Pedagogia: Heloísa Maria Meireles Gonçalves (25/07/2025)
Início do conteúdo da página

Apresentação de TCC da Licenciatura em Pedagogia: Heloísa Maria Meireles Gonçalves (25/07/2025)

Publicado: Segunda, 21 de Julho de 2025, 18h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Julho de 2025, 18h43

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todas e todos para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser realizada em 25 de julho de 2025.

Título: Cinema e capacitismo: uma análise foucaultiana da deficiência em contextos educacionais

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar como os alunos com deficiência são representados no cinema, investigando as narrativas que reforçam ou rompem com discursos capacitistas, bem como seus efeitos sociais nas percepções sobre a deficiência. Para isso, foram selecionados os filmes Hoje eu quero voltar sozinho (2014), Procurando Nemo (2003), Extraordinário (2017) e Fora de mim (2024), obras que retratam personagens com diferentes deficiências e retratam suas vivências no contexto escolar e familiar. A análise do material selecionado se fundamentou na perspectiva foucaultiana de análise do discurso, compreendendo o cinema como um forte formador de saberes e identidades. Nesse sentido, a análise será orientada pela teoria das relações de poder, entendendo que os discursos produzidos no cinema participam da construção de normas sociais que hierarquizam os corpos e definem o que deve ou não ser aceito. A análise revelou que, embora alguns filmes busquem promover empatia e aceitação, muitas vezes reproduzem narrativas que centralizam a superação ou reforçam a dependência, naturalizando a narrativa de que a deficiência deve ser tratada como um problema. O estudo contribui ao evidenciar a importância de questionar as representações cinematográficas e propor novas formas de narrar a experiência da deficiência na escola, que considerem a autonomia, a diversidade e o direito à diferença.

Palavras-chave: Educação. Cinema. Capacitismo. Análise do discurso. Relações de poder.

 

Autora: Heloísa Maria Meireles Gonçalves

Orientador: Cláudio Ferraz Zioli

Banca avaliadora: Fernando Cesar Pilan e Eline Gomes de Oliveira Zioli

Data: 25/07/2025 às 10h

Local: Laboratório de Vivências Pedagógicas (IFSP Campus Boituva)

Fim do conteúdo da página