Atividades Acadêmicas Complementares (AAC)
A organização curricular do curso prevê que os alunos podem integralizar ao seu histórico escolar, 50 horas de atividades complementares durante o curso, sendo optativo eletivo. As AC poderão ser cumprida pelo aluno a partir do primeiro semestre até o último semestre do respectivo curso. Elas permitem, em última instância, a articulação entre a teoria e a prática e ajudam o aluno a contextualizar os conceitos vistos e a integrar na prática os conteúdos trabalhados ao longo do curso.
O aluno tem o prazo máximo de até o 10º dia letivo após o início do 5º Semestre para fazer a escolha entre a atividade de Estágio Supervisionado ou AC, por meio do preenchimento do formulário de escolha de atividade, para compor a carga horária de seu histórico escolar. Somente um dos tipos de atividades serão incorporadas na integralização da carga horária do curso. Caso o aluno resolva trocar de tipo de atividade, o mesmo deve preencher novamente o formulário de escolha de atividade, cancelando o formulário de data mais antiga. O aluno assumi inteira responsabilidade pela troca de atividade, para cumprir a carga horária da atividade escolhida.
Todas as atividades complementares são contabilizadas pelo Coordenador de AC com o aval do Coordenador de Curso, mediante apresentação de documentação comprobatória por parte do aluno interessado.
As regras de desenvolvimento e avaliação das AC estão descritas em regulamento próprio, que está no final deste PPC. Esse regulamento é elaborado e avaliado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovado pelo Colegiado do Curso.
Na Tabela a seguir são apresentados exemplos de atividades que podem ser contabilizadas como atividades complementares curricular do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sendo que todas atividades devem ser na área do curso.
Atividade | Carga horária máx. por cada atividade | Carga horária máxima no total | Documento comprobatório |
Cursar disciplina de outro curso ou instituição | 25h | 25 h | Certificado de participação, com nota e frequência. |
Participação em eventos científicos, sem apresentação: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina, etc. | 10 h | 30 h | Certificado de participação |
Participação em eventos científicos, com apresentação: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina, etc. | 20 h | 40 h | Certificado de apresentação |
Participação em curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e/ou complementação de estudos | 25 h | 25 h | Certificado de participação, com nota e frequência, se for o caso |
Ouvinte em Seminário e/ou palestra | 2 h | 10 h | Certificado de participação |
Participação em Visita Técnica | 4 h | 12 h | Relatório com assinatura e carimbo do responsável pela visita. |
Ouvinte em defesa de dissertação ou tese | 2 h | 6 h | Relatório com assinatura e carimbo do responsável. |
Participação em pesquisa de Iniciação Científica | 25 h | 25 h | Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do responsável. |
Assistir a vídeo, filme, recital, peça teatral, apresentação musical, exposição, mostra, workshop, feira, etc. | 02 h | 10 h | Ingresso ou comprovante e breve apreciação |
Campanha e/ou trabalho de ação social ou extensionista como voluntário | 02 h | 10 h | Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável. |
Participação como bolsista em programas de ensino e extensão | 25 h | 25 h | Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável. |
Docência em minicurso ou apresentação em palestra e oficina | 10 h | 20 h | Relatório das atividades desenvolvidas e declaração. |
Participação em organização de eventos | 4 h | 12 h | Relatório das atividades desenvolvidas e declaração. |
Representação Estudantil, Participação em Grêmio Estudantil/ Centro Acadêmico | 5 h | 10 h | Declaração da instituição |
Trabalho publicado em anais de eventos (completo) | 10 h | 20 h | Cópia do trabalho |
Trabalho publicado em anais de eventos (resumo) | 5h | 10h | Cópia do trabalho |
Artigo publicado em revista indexada ou capítulo de livro | 20h | 40h | Cópia do artigo |
Ouvinte em apresentação de TCC | 1h | 3h | Relatório com assinatura e carimbo do responsável. |
* Outras atividades que não estiverem relacionadas poderão ser analisadas pelo Colegiado de Curso para validação.
Portaria 0022/2018 Orientação de atividades complementares TADS_BTV
Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares
Redes Sociais