Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades Acadêmicas Complementares (AAC)

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 18h26 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 18h50

A organização curricular do curso prevê que os alunos podem integralizar ao seu histórico escolar, 50 horas de atividades complementares durante o curso, sendo optativo eletivo. As AC poderão ser cumprida pelo aluno a partir do primeiro semestre até o último semestre do respectivo curso. Elas permitem, em última instância, a articulação entre a teoria e a prática e ajudam o aluno a contextualizar os conceitos vistos e a integrar na prática os conteúdos trabalhados ao longo do curso.


O aluno tem o prazo máximo de até o 10º dia letivo após o início do 5º Semestre para fazer a escolha entre a atividade de Estágio Supervisionado ou AC, por meio do preenchimento do formulário de escolha de atividade, para compor a carga horária de seu histórico escolar. Somente um dos tipos de atividades serão incorporadas na integralização da carga horária do curso. Caso o aluno resolva trocar de tipo de atividade, o mesmo deve preencher novamente o  formulário de escolha de atividade, cancelando o formulário de data mais antiga. O aluno assumi inteira responsabilidade pela troca de atividade, para cumprir a carga horária da atividade escolhida.


Todas as atividades complementares são contabilizadas pelo Coordenador de AC com o aval do Coordenador de Curso, mediante apresentação de documentação comprobatória por parte do aluno interessado.


As regras de desenvolvimento e avaliação das AC estão descritas em regulamento próprio, que está no final deste PPC. Esse regulamento é elaborado e avaliado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e aprovado pelo Colegiado do Curso.


Na Tabela a seguir  são apresentados exemplos de atividades que podem ser contabilizadas como atividades complementares curricular do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sendo que todas atividades devem ser na área do curso. 

 

Atividade Carga horária máx. por cada atividade Carga horária máxima no total Documento comprobatório
Cursar disciplina de outro curso ou instituição 25h 25 h Certificado de participação, com nota e frequência.
Participação em eventos científicos, sem apresentação: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina, etc. 10 h 30 h Certificado de participação
Participação em eventos científicos, com apresentação: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina, etc. 20 h 40 h Certificado de apresentação
Participação em curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e/ou complementação de estudos 25 h 25 h Certificado de participação, com nota e frequência, se for o caso
Ouvinte em Seminário e/ou palestra 2 h 10 h Certificado de participação
Participação em Visita Técnica 4 h 12 h Relatório com assinatura e carimbo do responsável pela visita.
Ouvinte em defesa de dissertação ou tese 2 h 6 h Relatório com assinatura e carimbo do responsável.
Participação em pesquisa de Iniciação Científica 25 h 25 h Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do responsável.
Assistir a vídeo, filme, recital, peça teatral, apresentação musical, exposição, mostra, workshop, feira, etc. 02 h 10 h Ingresso ou comprovante e breve apreciação
Campanha e/ou trabalho de ação social ou extensionista como voluntário 02 h 10 h Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável.
Participação como bolsista em programas de ensino e extensão 25 h 25 h Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável.
Docência em minicurso ou apresentação em palestra e oficina 10 h 20 h Relatório das atividades desenvolvidas e declaração.
Participação em organização de eventos 4 h 12 h Relatório das atividades desenvolvidas e declaração.
Representação Estudantil, Participação em Grêmio Estudantil/ Centro Acadêmico 5 h 10 h Declaração da instituição
Trabalho publicado em anais de eventos (completo) 10 h 20 h Cópia do trabalho
Trabalho publicado em anais de eventos (resumo) 5h 10h Cópia do trabalho
Artigo publicado em revista indexada ou capítulo de livro 20h 40h Cópia do artigo
Ouvinte em apresentação de TCC 1h 3h Relatório com assinatura e carimbo do responsável.

 

* Outras atividades que não estiverem relacionadas poderão ser analisadas pelo Colegiado de Curso para validação.

 

Portaria 0022/2018 Orientação de atividades complementares TADS_BTV

 

Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares

 

Documentos - Anexos 1 e 2

 

 

Fim do conteúdo da página